Início São José dos Campos Plantio cria elo entre crianças e árvores no Ribeirão Vermelho em São...

Plantio cria elo entre crianças e árvores no Ribeirão Vermelho em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC

O plantio de árvores realizado neste domingo (27) no Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova, região oeste de São José dos Campos, proporcionou o início de uma relação entre os moradores que participaram da ação, principalmente crianças, com as árvores.

A ação faz parte do Programa “Arboriza São José”, da Prefeitura de São José dos Campos, sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com a cooperação da organização da sociedade civil Amigos da Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier.

Publicidade
Foto: Charles de Moura/PMSJC

Ao todo, foram plantadas 25 mudas de espécies nativas que irão contribuir com o sombreamento e conforto térmico do Parque Ribeirão Vermelho.

Uma das mãos que ajudaram no plantio foi a do pequeno José Carlos, de 4 anos, que foi levado pelos pais Enio Roldão, de 47 anos e Claudia Ciapina Roldão, de 47 anos.

“Para o José é muito legal viver num ambiente como este, mexendo na terra. E ele ainda poderá ver a árvore crescer”, disse Claudia.

“Muito legal essa ação. Sempre frequentamos o parque e agora com o plantio ficará bem melhor, com mais sombra. Moramos em apartamento e vir ao parque no fim de semana é muito bacana”, completou.

Elo para toda a vida

Quem também participou da ação foi o casal Patrícia Marques, de 37 anos e Bruno Yazbeck, de 36, que levou a pequena Bel, de apenas um mês de vida, para um passeio no parque.

“Já havíamos plantado em casa, mas em uma ação coletiva é a primeira vez. Vai ser legal porque a árvore crescerá junto com a Bel”, afirmou Patrícia.

Caminhada ecológica

O plantio contou com apoio técnico operacional da Secretaria de Manutenção da Cidade e da Urbam (Urbanizadora Municipal S/A).

Também foi realizada uma caminhada ecológica com o público pelo interior do parque, próxima ao fragmento de Mata Atlântica. A caminhada foi guiada pelo engenheiro florestal Rogério Mazzeo, que descreveu os detalhes das principais espécies arbóreas do local.

Plantios

O Parque Ribeirão Vermelho já havia recebido no final de semana anterior o plantio de 87 novas árvores para enriquecimento arbóreo, sendo parte delas para formar um bosque de frutíferas no âmbito do Programa Pomares Nativos Educativos, desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

A ação contou com a participação de voluntários da comunidade e de associados da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Na ocasião, a entidade lançou uma cartilha sobre os serviços ecossistêmicos das árvores.

Parque Ribeirão Vermelho

O Parque Ribeirão Vermelho é um parque linear que cumpre a função de proteção dos recursos hídricos da sub-bacia do Ribeirão Vermelho, da biodiversidade local e da vegetação nativa.

O Parque Ribeirão Vermelho tem aproximadamente 250 mil metros quadrados e dispõe de áreas para a prática de esporte e lazer, além de um fragmento de mata nativa.