Início Pindamonhangaba “Batalhão Borba Gato” participa de Simulado da Defesa Civil do Estado de...

“Batalhão Borba Gato” participa de Simulado da Defesa Civil do Estado de São Paulo

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

No período de 16 a 19 de outubro, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate, “Batalhão Borba Gato” de Pindamonhangaba, participou de um simulado realizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, na cidade de Campos do Jordão.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Os trabalhos foram divididos em duas jornadas, sendo a primeira a Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão, com a finalidade de capacitar os agentes de defesa civil das cidades do Vale do Paraíba a identificar possíveis ameaças.

A oficina foi realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), com apoio do Instituto Geológico, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Somar Meteorologia e Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A segunda etapa foi um simulado de orientação e preparação em caso de incidente de emergência, realizado para os moradores do bairro Sodipe. Na simulação foi apresentado um local de risco que estaria chovendo a vários dias, onde aconteceu duas situações simultâneas, uma de alagamento e outra de escorregamento de terra, integrando Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, Polícia Científica, Cruz Vermelha Brasileira, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Guarda Civil Municipal de Campos do Jordão, dentre outros órgãos.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Com isso, o Batalhão pôde apresentar suas capacidades de operação e cooperação com a defesa civil, integrando-se ainda mais com as agências envolvidas e maximizando o poder da defesa civil em situações de desastres naturais.

Publicidade