Início São José dos Campos Museu sedia exposição em homenagem aos mestres figureiros em São José dos...

Museu sedia exposição em homenagem aos mestres figureiros em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O Museu de Arte Sacra está com uma exposição sobre os grandes mestres figureiros que marcaram a cultura de São José dos Campos, feita pelo Coletivo Santo de Casa. A visitação à exposição “Chuva de Benção” é aberta e pode ser feita até o dia 31 de janeiro de 2020.

A exposição retrata e celebra os mestres da arte no barro, como Dona Eugênia da Silva, Reinaldo, Luiz Paulo Ragazini, Dona Maria Vieira e sua filha Benedita Vieira, conhecida como Mudinha, Lili Figureira e Maria Inês. Todos eles contribuíram de maneira honrosa pela valorização da cultura figureira no Vale do Paraíba presente até hoje, com os figureiros e figureiras que mantêm vivo esse legado.

A mostra conta com, além de peças originais dos mestres figureiros, obras das figureiras Fátima Santos, Francisca Santos, Mirna Tominaga, Aurora, Luciana Melo e Cristina Quintino.

O acervo traz diversos santos esculpidos em barro, como Nossa Senhora das Flores, Nossa Senhora de Fátima e os pastores, São Francisco, Nossa Senhora das Graças, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Rosas e Anjo Gabriel. A mineira Maria Inês de Moraes, grande figureira que faleceu em agosto deste ano, também tem uma de suas obras expostas no museu.

“Chuva de Benção” está disponível para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. O nome “chuva” remete às figuras produzidas pelos artesãos, como as chuvas de anjos e pavões feitas de barro.

Perfil

O Coletivo Santo de Casa, composta por figureiras como Luciana Melo e Fátima Santos, completa 10 anos em janeiro de 2020, quando se encerra a exposição. O grupo tem como missão difundir a arte dos figureiros, levando às novas gerações os saberes do barro.

Museu de Arte Sacra
Travessa Chico Luiz, 57 – Centro
(12) 3921-7226

Publicidade