Início São José dos Campos Parque Ribeirão Vermelho terá plantio de árvores neste sábado

Parque Ribeirão Vermelho terá plantio de árvores neste sábado

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Neste sábado (19), a partir das 9h, o Parque Ribeirão Vermelho, na região oeste, receberá o plantio de 90 mudas de árvores nativas com a participação de voluntários da comunidade.

O evento conta com uma série de atividades para toda a família, como piquenique comunitário, recreação infantil, aulas de dança, yoga e alongamento.

Esta é a segunda edição do evento idealizado pela Comissão de Meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que promove o “Dia da Família”, e conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

Durante o evento, também será realizado o lançamento de uma cartilha sobre os serviços ecossistêmicos das árvores. “Esta cartilha é resultado de uma pesquisa científica e o objetivo principal é que as pessoas conheçam e se sensibilizem sobre os benefícios que as árvores nos trazem e para que iniciativas de plantio se multipliquem pela cidade”, disse a presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, a advogada Fernanda Fouler.

Além da integração das famílias para o plantio de árvores, outro objetivo da ação é promover a arrecadação de livros que serão destinados a instituições de atendimento à infância.

Pomar Nativo

Cerca de 45 mudas nativas são frutíferas e ajudarão a compor um bosque do Programa Pomares Nativos Educativos, da Prefeitura de São José dos Campos.

O Programa visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais, Mata Atlântica e Cerrado, em diversas regiões da cidade, resgatando o contato da comunidade com os frutos da nossa região e educando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local.

Os pomares recebem o plantio de espécies como Abiu, Araçá, Araticum, Bacupari, Cabeludinha, Cambucá, Cambuci, Cereja do Rio Grande, Gabiroba, Grumixama, Jabuticaba, Jaracatiá, Juçara, Pitanga e Uvaia.

Desde 2018, a Prefeitura já realizou a implantação de 14 pomares nos bairros Jardim Satélite, Jardim Esplanada, Jardim Diamante, Interlagos, Dom Pedro, Campos de São José, Galo Branco, Pinheirinho dos Palmares, Jardim Nova Detroit, Jardim das Colinas, Vista Verde, Centro de São José, no distrito de São Francisco Xavier e no Campo dos Alemães.

Além das árvores do pomar, as outras mudas contemplam enriquecimento arbóreo e reposição de espécies do Projeto Paisagístico do Parque. As árvores também vão contribuir com o sombreamento e conforto térmico do local.

Parque

O Parque Ribeirão Vermelho é um parque linear que cumpre a função de proteção dos recursos hídricos da sub-bacia do Ribeirão Vermelho, da biodiversidade local e da vegetação nativa.

O Parque Ribeirão Vermelho tem aproximadamente 250 mil metros quadrados e dispõe de áreas para a prática de esporte e lazer, além de um bosque com mata nativa.

Publicidade