Início Taubaté Taubaté promove 1º Salão de Belas Artes Clodomiro Amazonas

Taubaté promove 1º Salão de Belas Artes Clodomiro Amazonas

(Foto: divulgação/Assessoria de imprensa)
Publicidade

Acontece em Taubaté às 19h da próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, a abertura do 1º Salão de Belas Artes Clodomiro Amazonas. O evento é promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura.

O período de visitação vai de 19 de outubro a 18 de novembro na Pinacoteca Municipal Anderson Fabiano, que fica nas dependências do Museu Histórico Paulo Camilher Florençano.
O projeto tem o objetivo de divulgar produções visuais nas modalidades de escultura, pintura, desenho e gravura. Ao todo, 80 trabalhos foram selecionados e 10 serão premiados por aquisição, sendo destinados R$ 2.000 às três melhores obras, troféu e certificado, menção honrosa e certificados de participação. Estes passarão a fazer parte do acervo da Pinacoteca.

Foram 366 obras inscritas de 247 artistas de todo o país e também do exterior. A lista com os artistas classificados para participarem do salão está disponível no endereço eletrônico www.curadoria.org.br.

Clodomiro Amazonas Monteiro nasceu em Taubaté em 1883. Foi pintor paisagista e restaurador, representa em suas obras a natureza com paleta harmoniosa. Sua telas são conhecidas pelas vistas de matas fechadas, riachos e colinas com árvores coloridas do interior de São Paulo, como em Caminho com Jacarandá Paulista (1935). Considerado pela crítica da época como o “verdadeiro pintor brasileiro”, Clodomiro Amazonas cria paisagens poéticas, em que se destacam exemplares da flora brasileira, como ipês, quaresmeiras e embaúbas, com perspectivas amplas e uma paleta de tons luminosos.

O Museu Histórico Paulo Camilher Florençano fica à avenida Thomé Portes Del Rey, 925, no Jardim Ana Emília e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos o horário de visitação é das 9h às 13h.

Publicidade