Início Jacareí Estudante cria canal no Youtube para dar aulas de Arquitetura e almeja...

Estudante cria canal no Youtube para dar aulas de Arquitetura e almeja se tornar professor

(Foto: divulgação/Assessoria de imprensa)
Publicidade

Uso da tecnologia no processo de aprendizado motivou estudante da Anhanguera a compartilhar conhecimentos

Já é comprovado que o uso da tecnologia em sala de aula torna o aprendizado mais cativante e efetivo, além de fazer cada vez mais parte do mundo da educação. Porém, para garantir o engajamento e motivação nos estudos, é fundamental empregar recursos que tenham boa aceitação com este público. O estudante de Arquitetura e Urbanismo da Anhanguera de Jacareí, Rafael Gouveia Fonseca, de 24 anos, sabe bem disso e foi além: se lançou no universo digital criando um canal no Youtube para compartilhar os conhecimentos adquiridos sobre a área.

Seu público-alvo são estudantes de arquitetura e pessoas interessadas no assunto. O futuro arquiteto destaca que tem aprendido muito com o projeto do canal, já que para escrever e preparar os vídeos é necessário buscar informações, e passou a ler e estudar mais. “Sempre gostei muito de desenhar, projetar e planejar. Quando tinha 12 anos já fazia algumas plantas baixa, adorava pegar panfletos de apartamentos à venda para ter ideias para os desenhos dos móveis, e, inclusive, tenho alguns guardados até hoje”, lembra o estudante, reforçando a teoria de que as aptidões demonstradas na infância e adolescência são sinais importantes que devem ser levados em consideração na escolha da profissão. “Sempre tive em mente cursar Arquitetura, só me arrependo de não ter começado mais cedo, assim que saí do colegial”, comenta.

Rafael chegou a ingressar em outras graduações anteriormente, mas não se identificou com as áreas. “No segundo semestre de 2017 comecei a cursar o que sempre quis, Arquitetura e Urbanismo na Anhanguera de Jacareí, e estou gostando muito, cada vez me identificando mais com a profissão”, comemora. “Na faculdade pude entender que a atuação do arquiteto vai muito além de planejar casas e decorar interiores. O arquiteto e urbanista tem uma missão muito importante na sociedade, que é planejar a cidade de acordo com a necessidade da população, e se preocupar com o bem-estar social de todos, incluindo aspectos físicos, financeiros, sociais, e históricos”, explica.

Conhecimento, tecnologia e oportunidades

Além da Arquitetura, Rafael conta que sempre apreciou a área de comunicação e se arriscava fazendo vídeos e filmagens, mas tinha dificuldades de se comunicar bem. A ideia para desenvolver os vídeos para o Youtube surgiu para que desenvolvesse a comunicação em apresentações. E toda essa experiência valeu a pena. “Criei um canal que tratasse de assuntos do meio urbano. Os primeiros vídeos falam somente sobre mobilidade urbana, e a ideia de falar também sobre arquitetura veio depois”, conta o estudante.

“Desde que comecei a fazer os vídeos, muitas pessoas têm me apoiado e incentivado. É muito trabalhoso, pois faço tudo sozinho: escrevo, gravo, edito, eu mesmo criei o logo, mas apesar de todo o trabalho tem sido muito bacana, porque além do conhecimento que eu adquiro escrevendo os vídeos, também há um aperfeiçoamento nas técnicas de edição”, festeja. “Editar os vídeos chega a ser estressante, toma muito tempo, mas é gratificante o retorno que as pessoas dão”, conta.

Atualmente o canal tem 156 seguidores e, segundo Rafael, a expectativa futura é que cresça e gere renda. “Por enquanto quero continuar criando os conteúdos, aprendendo com eles, e procurando sempre melhorar a qualidade das gravações, edições, além de manter uma frequência de postagem, o que é muito difícil quando se trabalha e estuda”, confidencia Rafael.

E todo este projeto tem um propósito para o estudante, que é se tornar um profissional renomado na área. “Para ter destaque no mercado de trabalho é importante fazer o que se gosta, e acompanhar a evolução tecnológica, mas é preciso também ter inteligência para saber identificar uma oportunidade e aproveitá-la corretamente”, finaliza Rafael. E para quem quiser acompanhar o canal, o link é: https://www.youtube.com/channel/UCQWKbBCjEaOTHnw_77zcVGA

Publicidade