Início São José dos Campos 30 novos guardas civis municipais são incorporados em São José dos Campos

30 novos guardas civis municipais são incorporados em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Os últimos dias têm sido de fortes emoções para Douglas Henrique de Santana. Ele completou 27 anos nesta segunda-feira (14), no mesmo dia em que foi incorporado à Prefeitura de São José dos Campos no grupo de 30 novos guardas civis municipais.

Mas, antes de comemorar este presente especial, no fim de semana, Santana fez questão de ir até Aparecida agradecer à Nossa Senhora Aparecida pela bênção alcançada.

Ao prestar o concurso da GCM no ano passado, ele prometeu à Padroeira do Brasil que iria a pé até o Santuário Nacional se passasse na seleção e fosse convocado.

Tanta fé foi recompensada. Classificado na 108ª colocação, contou com a desistência de outros candidatos para ser incorporado.

Após comemorar intensamente, chegou a hora de cumprir a promessa e em um momento especial para todos os católicos. Ele saiu de São José na última sexta-feira (11) às 21h, andou quase 90 km e chegou ao Santuário Nacional apenas às 20h do sábado 12 de outubro, a tempo de se integrar às romarias do dia da Padroeira do Brasil.

“Cheguei ao Santuário, agradeci à Nossa Senhora, tirei uma foto e voltei para São José com o coração transbordando de emoção por mais esta bênção alcançada”, disse Santana.

“E hoje, no dia em que começou o curso, é meu aniversário. Ser guarda civil municipal de São José é um grande orgulho e um grande privilégio. É um dos melhores presentes que já ganhei”, completou o novo guarda.

Motivação

O empreendedor Pedro Lima, 31 anos, também está motivado com a nova missão na área de segurança, que ele conhece bem. Nos últimos 5 anos, atuou como soldado no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

“É muito bom poder servir a população de São José e integrar a melhor GCM do Estado de São Paulo. É um grande orgulho e estou muito feliz”, afirmou Lima.

“Fico feliz de continuar atuando na área de segurança, que é aquela que sempre gostei. Estou muito motivado”, completou.

Capacitação

Santana, Lima e seus 28 colegas iniciaram nesta segunda-feira o curso de 720 horas, com duração de seis meses.

Até abril de 2020, eles terão aulas teóricas e práticas sobre legislação, disciplina e hierarquia, procedimentos operacionais e administrativos, defesa pessoal e treinamento de tiro, entre outros conhecimentos que lhes serão úteis para suas atividades.

Na quinta-feira (17) e na sexta (18), por exemplo, eles acompanharão palestras que serão ministradas por técnicos do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) sobre direitos básicos do consumidor e educação financeira.

Após a conclusão do curso de formação, os novos contratados estarão habilitados para iniciar o estágio probatório de três anos, já no exercício de todas as funções que cabem a um guarda civil municipal.

Eles atuarão no patrulhamento nas ruas e nas atividades de preservação de bens, serviços e instalações públicas.

Reforço

Com o novo grupo, somente neste ano foram incorporados 100 novos agentes – os outros 70 iniciaram o trabalho operacional no primeiro semestre.

O concurso para Guarda Civil Municipal 2ª Classe foi aberto em 9 de fevereiro de 2018 e teve 4.563 candidatos. No dia 19 de outubro de 2018, a seleção foi homologada com 236 aprovados.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O processo seletivo previa a contratação de 50 guardas. Porém, a Prefeitura decidiu dobrar para 100 com a finalidade de agilizar e otimizar o serviço prestado à população.

A GCM de São José, criada há 31 anos, conta atualmente com um efetivo de 327 homens e mulheres.

A corporação mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo e zela pela estética urbana.

Modernização

A modernização das frotas de veículos e a melhoria da estrutura de trabalho dos funcionários da Secretaria de Proteção ao Cidadão e da Guarda Civil Municipal reforça as ações do programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 para integrar o trabalho das forças policiais da cidade e diminuir os índices de criminalidade no município, o que tem acontecido de acordo com os estatísticas divulgadas mensalmente pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Desde o início da atual Administração, a GCM passou por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura. Foram incorporados novos agentes e adquiridos novos fardamentos, armas, coletes à prova de balas, veículos, motos e tablets para melhoria do serviço prestado diariamente à população.

Pioneirismo

Vanguarda em tecnologia, São José inovou mais uma vez, já que a GCM é a primeira do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China. Em apenas um ano, o novo modelo gerou economia de R$ 850 mil aos cofres públicos.

Além da redução de gastos para os cofres públicos, com a frota totalmente elétrica a Prefeitura deixou de emitir cerca de 400 toneladas de CO2 (dióxido de carbônico) na atmosfera durante o primeiro ano de funcionamento do novo modelo. Esta ação equivale ao plantio de 2.800 árvores.

A implantação do novo sistema já virou referência para várias cidades do Brasil e foi recompensada com a conquista do Prêmio Empresa Inovadora Destaque 2019, concedido no mês passado durante o Innovation Brazil Forum Leaders. A Prefeitura de São José foi a única instituição pública do país entre os 22 premiados.

Os 30 carros disponibilizados para a Secretaria de Proteção ao Cidadão são mais econômicos, não poluentes, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho. A Prefeitura inovou com ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O carro elétrico da GCM é usado no patrulhamento em vias públicas e, principalmente, nos arredores de equipamentos públicos como poliesportivos, praças, escolas e outros próprios da Prefeitura.

A viatura é um modelo chinês e tem autonomia para rodar até 400 km com recarga elétrica, que pode ser feita até em uma hora e meia.

Melhor GCM do Estado

Com estes investimentos e ações, a GCM de São José conquistou novamente o primeiro lugar entre as corporações das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo na pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), realizada no 3º trimestre de 2019. É o quarto levantamento consecutivo na liderança.

As pesquisas Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação, a partir da avaliação feita pelos próprios munícipes. No último levantamento, foram entrevistados 600 moradores em cada um dos municípios estudados.

Publicidade