Início São José dos Campos Parque da Cidade recebe programação do Outubro Rosa

Parque da Cidade recebe programação do Outubro Rosa

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

O sábado de feriado começou ensolarado e com informações para os que passaram pelo Parque da Cidade, na região norte. No mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos realiza diversas ações com foco na prevenção.

Francisca Martins da Silva Rocha, 63 anos, mora no Bosque dos Eucaliptos e faz tratamento do câncer. Há cerca de cinco meses ela conheceu o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer), que frequenta semanalmente, e onde participou de um projeto com alunos do 2º ano do curso de Publicidade do Colégio Técnico da Univap.

Os estudantes tiraram fotos de mulheres que vivenciaram ou se tratam do câncer de mama e fizeram uma exposição no Parque da Cidade. “O grupo me dá bastante apoio, era muito tímida antes e agora estou me soltando. Participei do projeto das fotos e gostei muito, espero poder ajudar algumas mulheres com isso. Sempre tive apoio da minha família, meu esposo, meus filhos e meu netinho junto comigo, sei o quanto isso é importante”, disse dona Francisca.

“Uso a rede pública de saúde e tem sido muito bom, o tratamento e o apoio da família são muito importantes, tudo caminha junto e bem. As mulheres devem se cuidar e se ajudar”, afirmou.

Ao lado de dona Francisca, seu esposo, Antônio Manuel da Rocha, ouvia todo orgulhoso. Eles completaram 34 anos de casamento neste sábado reforçando uma mensagem importante: “um deve compreender e ajudar o outro em todos os momentos da vida”.

Ângela Maria Silva Souza, 56 anos, do Galo Branco, participa de ações de conscientização há mais de 12 anos, após ter perdido uma filha com câncer no cérebro.

“Desde quando ela ficou doente e se foi, eu me cuido mais, faço exames e participo de ações deste tipo. Informação é muito importante, uso a rede de saúde da cidade e não tenho do que reclamar, sempre que precisei fui bem atendida”, diz.

A equipe técnica da Secretaria de Saúde e alunos da faculdade de medicina Anhembi Morumbi prestaram esclarecimentos e distribuíram material informativo para a população com foco na importância da prevenção durante toda a manhã.

Programação

A mesma ação acontecerá novamente nos dias 14 (das 13h30 às 17h) e 16 (das 8h30 às 12h), no Terminal Rodoviário Intermunicipal, e no dia 20, no Parque Vicentina Aranha, das 8h30 às 12h30.

Outra atividade programada é uma mostra de arte sobre o tema, realizada em parceria com a Secretaria de Educação, com abertura programada para o dia 24, às 14h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), na Avenida Olivo Gomes, 250, em Santana,

Durante todo este mês, as 40 UBS’s também estão mobilizadas na campanha de orientação sobre o tema, com distribuição de material informativo sobre câncer de mama, câncer de colo de útero, planejamento familiar e intensificação de exames preventivos ginecológicos e mamografias.

A abordagem ocorre nas salas de espera, durante o acolhimento e nas consultas. As UBS’s também terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços rosa no interior das unidades.

As atividades começaram no dia 2 de outubro, com aulas simultâneas de ritmos de danças, realizadas em oito espaços públicos, reunindo cerca de 2.000 pessoas.

Prevenção

O câncer de mama é o resultado do crescimento descontrolado de algumas células corpo, que começam a se multiplicar sem parar e formam o tumor maligno. O câncer pode não dar sinal nenhum no início. Por isso é importante ter os exames de rotina em dia. Não há um motivo determinado, mas alguns fatores contribuem para aumentar as chances da doença, com a hereditariedade.

Ele atinge principalmente mulheres acima de 40 anos, mas também pode aparecer nas mais jovens. As mulheres entre 50 e 60 anos são as mais atingidas. Mais raramente, pode surgir em homens também.

Por isso é importante a prevenção. A mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer o exame clínico das mamas pelo menos uma vez ao ano. A mamografia deve ser feita anualmente em mulheres acima de 40 anos ou mais cedo se houver histórico familiar. A doença tem 95% de chance de cura se descoberta no início.

Publicidade