Início São José dos Campos Premiação de concurso de canção da GCM será na terça (15), em...

Premiação de concurso de canção da GCM será na terça (15), em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, na Câmara, a cerimônia de premiação do concurso para escolha da canção do programa Anjos da Guarda, desenvolvido pela GCM (Guarda Civil Municipal) junto às 47 escolas de ensino fundamental da cidade.

Os alunos que compuseram as três melhores músicas receberão prêmios especiais. A canção vencedora será cantada durante os eventos do programa realizados todas as semanas nas escolas.

O cãozinho que é o mascote do Anjos da Guarda também foi escolhido com participação de alunos da rede municipal de ensino através de concurso de desenho.

Revalorização

O Anjos da Guarda é um aperfeiçoamento do programa Escola Segura, criado na Guarda Civil Municipal em 2013. Antes, eram realizadas palestras sobre segurança nas escolas com o objetivo de mostrar que o guarda é uma pessoa amiga, que tem o objetivo de proteger a população

Após a revalorização e a mudança do nome, ocorridas na atual Administração em 2017, o programa foi encorpado e passou a promover o diálogo no ambiente escolar sobre valores, solidariedade, respeito mútuo, regimento escolar, coletividade, cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente, bullying e redes sociais, entre outros temas de interesse dos alunos. Tudo é feito usando uma linguagem apropriada para cada tipo de público-alvo.

Dentro das escolas, o programa promove palestras educativas relacionadas à segurança e de combate à violência, ao tráfico e ao uso de drogas, além de estimular a abertura de diálogo com pais, alunos, professores e diretores da rede municipal de educação. Também é realizado trabalho com teatro de fantoches.

Boas práticas

Não é só os alunos que estão participando de concurso. O Anjos da Guarda está disputando prêmio do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de boas práticas de promoção e garantia de direitos e atenção à primeira infância.

O município está concorrendo na categoria Governo, que engloba órgãos e entidades do Executivo e do Legislativo nas esferas municipal, estadual, distrital e federal, além de instituições públicas de ensino e de segurança pública.

Também está na disputa o programa Caminhos do Esporte, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal com alunos dos 5º e 6º anos da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar, no Residencial Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste. A finalidade é despertar novos talentos para o esporte e oferecer boas perspectivas para o futuro das crianças da comunidade.

O objetivo do CNJ é selecionar trabalhos inovadores e eficazes, que possam ser replicados em outras cidades.

A premiação será realizada durante o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Sudeste, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo. Serão premiadas com troféu e certificado as três melhores práticas em cada categoria.

Publicidade