Início São José dos Campos Crianças ganham brinquedoteca na UBS Campos de São José

Crianças ganham brinquedoteca na UBS Campos de São José

Foto: PMSJC
Publicidade

Sabe aquele medo de médico ou aquela ansiedade para encarar algum procedimento que muitas crianças têm? Ou aquela inquietude natural da idade, que faz muitos pais perderem a paciência com seus filhos?

Foi pensando nisso que 5 estagiárias do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera desenvolveram o projeto de uma brinquedoteca na Unidade Básica de Saúde do Campos de São José, na região leste de São José dos Campos, inaugurada nesta semana.

Com apoio da gerência e demais servidores da unidade, o espaço foi todo decorado e recebeu brinquedos variados, como bonecas, carrinhos, mesinhas de pintura, bichinhos de pelúcia, entre outros, destinados a diferentes faixas etárias, providenciados pelas próprias alunas e apoiadores do projeto.

Ao analisar o comportamento do grande público infantil da unidade, as estudantes Luciana Dias Ribeiro, Lucicleide Pereira de Araújo, Ana Loren Porto dos Santos, Cristiane da Silva Benedito e Samara Silvia constataram que os pequenos usuários logo se cansam da espera e da inatividade, fazendo da recepção ou do consultório médico espaços de brincadeiras.

Observando esta realidade, e depois de analisar casos semelhantes de sucesso, elas decidiram levar o projeto adiante, entendendo que este espaço viria auxiliar muito no dia-a-dia da unidade.

O objetivo do projeto é estimular o direito à brincadeira na infância, na medida em que o espaço está preparado para estimular o desenvolvimento motor e psicossocial da criança, possibilitando a interação dela com o ambiente da Unidade Básica de Saúde.

O projeto também pretende possibilitar que a mãe ou a cuidadora da criança tenham tranquilidade no momento de sua consulta, bem como garantir uma melhor logística à unidade de saúde para o atendimento aos demais munícipes, além de melhorar a receptividade das crianças ao atendimento médico.

Após as brincadeiras as crianças são orientadas a guardar os brinquedos no lugar adequado. As atividades no novo espaço começaram nesta terça-feira (8), com apresentação de palhaços, música infantil e distribuição de doces, para marcar as comemorações do Dia das Crianças.

Publicidade