Início São José dos Campos São José dos Campos é 1ª colocada em limpeza pública entre as...

São José dos Campos é 1ª colocada em limpeza pública entre as 10 maiores cidades de SP

(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)
Publicidade

São José dos Campos está em primeiro lugar no ranking das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo em relação ao grau de satisfação da população com a limpeza pública, de acordo com pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), realizada no 3º trimestre de 2019.

O serviço de limpeza pública de São José tem 93% de aprovação e atingiu alto grau de satisfação (752 pontos de um total de 1.000) na avaliação da população. Na primeira pesquisa do serviço, feita no 2º semestre de 2017, São José somou 668 pontos.

Relacionada diretamente com a manutenção da cidade, a limpeza pública está entre os quatro serviços municipais mais bem avaliados, numa lista de 16 prestados pela Prefeitura.

As pesquisas do Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir de avaliação feita pelos próprios moradores pesquisados. Foram ouvidos 600 munícipes.

A aposentada Maria do Carmo Ribeiro dos Santos não foi entrevistada pela pesquisa, mas se diz muito satisfeita com a limpeza pública. “Nossa cidade é limpa, bem cuidada. A gente se enche de orgulho, quando pessoas que não moram aqui elogiam São José”, afirma.

Várias ações implementadas desde 2017 pela atual administração melhoraram os serviços de manutenção e limpeza.

Varrição

Em 2018, a varrição de ruas foi ampliada para mais de 20 bairros em várias regiões da cidade. Também houve um aumento de dias varridos em determinadas vias, incluindo domingos e feriados. Outra mudança foi a adoção de periodicidades padrões que variam de seis dias por semana a uma varrição semanal.

PEVs

A Prefeitura também adotou medidas para reduzir o despejo irregular de lixo e entulho em áreas públicas, abrindo mais PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos); ampliando o horário de funcionamento; e fechando áreas com problemas crônicos de despejo irregular (“entulhódromos”).

Em 2017, os PEVs passaram a abrir também aos domingos (das 8h às 12h) para facilitar a vida dos moradores. Este ano foram implantados mais dois PEVs. Um na região do Putim e outro no distrito de São Francisco Xavier. Até o final do ano, deve ser implantado mais um no bairro Urbanova, na região oeste.

O munícipe pode utilizar, gratuitamente, qualquer um dos 14 PEVs da cidade para descartar pequenas quantidades de entulho de construção (tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento), restos de poda de jardim, móveis velhos, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha usado.

No combate à sujeira, a Prefeitura já fechou mais de 20 áreas de despejo irregular. Somente este ano foram isoladas oito locais.

Roçada

O serviço de roçada que é feito diariamente em áreas verdes, praças, ruas, avenidas e estradas do município foi reforçado em todas as regiões da cidade. Em agosto, a Prefeitura fechou contrato de prestação do serviço, ampliando de 58,8 milhões de metros quadrados de roçada para 84,7 milhões de metros quadrados para um período de 12 meses.

O trabalho de roçada tem impacto positivo na saúde pública e na segurança dos moradores, mantendo áreas verdes e vias sem acúmulo de mato.

Manutenção de áreas de lazer

Desde 2017, a atual administração também assumiu o desafio de recuperar áreas de lazer e praças deixadas em situação de abandono.

Hoje já são 32 espaços revitalizados através do projeto Minha Praça de Volta; mais de 100 academias ao ar livre reformadas; e centenas de quadras esportivas e playgrounds recuperados.

Publicidade