Início Pindamonhangaba Caminhada abre Outubro Rosa em Pindamonhangaba

Caminhada abre Outubro Rosa em Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer nas mulheres – foi oficialmente aberto em Pindamonhangaba no sábado (5), com a Caminhada Rosa, realizada com saída e chegada na Praça Monsenhor Marcondes.

O local recebeu, ainda, ações como: aferição de pressão; glicemia capilar; orientações nutricionais; avaliação postural; orientações para sair do sedentarismo; massoterapeutas, além de orientações de saúde bucal. O dia também contou com cabeleireira para cortar cabelo das pessoas interessadas em fazer doações. Os fios capilares foram encaminhados à confecção de perucas ao GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas Com Câncer).

O evento foi realizado pela parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o Fundo Social de Solidariedade e a UniFunivc. Além da programação de abertura, serão realizadas, ainda as seguintes atividades: Caminhada Rosa, no Centro Comunitário do Cidade Nova, dia 20 (domingo); 2° Treinão Rosa, no Parque da Cidade, dia 27 (domingo); Encerramento da Caminhada Rosa, na Vila dos Afetos, dia 29 (terça-feira).

As ações de prevenção à saúde da mulher “Previna-se, Supere e Surpreenda”, têm como objetivo gerar consciência na Campanha Outubro Rosa.

Segundo o assessor de Eventos da Prefeitura, Ricardo Flores, o evento foi um sucesso. “Tivemos grande participação das entidades parceiras, adesão de muitas instituições que entendem a importância do Outubro Rosa e da conscientização que este mês traz. Outros eventos serão realizados durante o mês, com destaque para o Treinão Rosa, que terá suas inscrições revertidas para mamografias aumentando o atendimento no SUS”, explicou.

“Além da conscientização, é importante termos disponíveis os exames, por isso, neste mês de outubro, vamos aumentar o número de exames de mamografia oferecidos no município, além de contarmos com as vagas angariadas no Treinão Rosa”, informou a secretaria de Saúde, Valéria dos Santos.

“O Outubro Rosa é uma campanha muito importante que mostra para a mulher que ela tem que se cuidar, ter um momento de atenção para si mesma, e não somente para seus familiares. A prevenção ainda é o melhor remédio, por isso, convidamos a todas as mulheres a fazerem o autoexame e procurarem a unidade de saúde mais próxima. E, também, a participar de nossos eventos que são também uma prestação de serviços e conscientização”, convidou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues.

Publicidade