Início São José dos Campos Final de Interclasses movimenta escola da região sudeste de São José dos...

Final de Interclasses movimenta escola da região sudeste de São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

Uma manhã repleta de atividades, nesta sexta-feira (27), movimentou a Emef Maria Nazareth de M. Veronese, no Jardim da Granja, região sudeste da cidade. As salas de aula cederam espaço para oficinas diversificadas, que exploram diferentes áreas de conhecimento, como RPG, confecção de pipas, jogos de tabuleiro, cinema, entre outros.

Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nos espaços externos, aulas de zumba, kung fu, futevôlei, mangá, mandala, arco e flecha, hip-hop e confecção de grafite. A ação, batizada de “Interclasses Veronese: Escola em Movimento”, contou ainda com os tradicionais jogos na quadra (futebol, basquete e handebol). As atividades esportivas, ministradas por servidores do Programa Atleta Cidadão, serviu também para descobrir novos talentos.

“A ideia central é proporcionar diferentes atividades para que os estudantes possam vivenciar descobertas, cooperação e novas amizades. Estamos felizes com o resultado. O evento contou com a somatória de várias forças: equipe gestora da escola, comunidade, pais e voluntários ”, disse o professor de educação física Hugo Menha.

Foto: Charles de Moura/PMSJC

Para Felipe Bezerra, do 8º ano, a semana diferenciada na escola é uma boa oportunidade para ampliar cultura e amizades. Com tantas opções, o aluno destacou a oficina de RPG como favorita. “No RPG, aprendi como solucionar alguns problemas, dicas de dicção, interação e ainda recebi dicas de cálculos rápidos que irão contribuir com as aulas de matemática.”

Yasmim Benbelakue, do 9º ano, classificou o interclasse como uma maneira especial de se despedir da escola. “Os professores estão passando atividades muito legais. Essa ação vai ficar registrada para sempre na memória.”

Foto: Charles de Moura/PMSJC

Voluntários

Mãe do aluno Yohan, de 11 anos, Cleide Gisele Ribeiro convidou os amigos do hip-hop, grafite e a Dj Mithia para o encerramento do “Interclasses Veronese: Escola em Movimento”.

“Os pais precisam interagir e atuar no ambiente escolar. Como sou adepta do hip-hop, levo meu filho nas atividades. Ele sugeriu apresentar essa cultura para os amigos. Estamos muito felizes, Yohan nem dormiu essa noite, está lá todo feliz se apresentado para os amigos na escola”, disse.

O fotógrafo Fernando Maillo e a esposa Paula Beltrame também participaram como voluntários. “Estou contribuindo como fotografo. Minha esposa, com uma palestra. Esse tipo de atividade é muito importante. É legal acompanhar a integração entre os alunos. Podem me convidar para os próximos”, afirmou.

Enquanto confeccionavam as artes, várias perguntas foram surgindo. Atenciosos, os grafiteiros Leonardo Manoel e Claudinei Oliveira, o “Vespa”, desenvolveram um bom bate-papo com os estudantes.

“O grafite pode me levar para vários outros ambientes. É importante compartilhar essa experiência com os alunos. Essa troca de experiência é primordial”, disse Vespa.

“Participar de uma atividade como essa é gratificante, faz bem para gente”, concluiu, Leonardo Manoel.

Publicidade