Início Pindamonhangaba Ações da Guarda Municipal nas ruas trazem mais segurança para a população...

Ações da Guarda Municipal nas ruas trazem mais segurança para a população de Pinda

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Pindamonhangaba vem atuando fortemente com a ação de seus agentes nas ruas visando proporcionar maior sensação de segurança à comunidade. Composta atualmente com um efetivo de cerca de 120 homens, a GCM vem sendo reestruturada pela atual gestão municipal com a presença de seus agentes no reforço do combate à criminalidade, atuando com forte parceria junto à Polícia Militar e Civil do município.

Recentes ações desenvolvidas pela GCM Nos últimos meses diversas ações foram executadas, dentre elas: Abordagem a suspeitos de posse de entorpecentes em praças e bairros em geral, presença de agentes apoiando eventos públicos como por exemplo no Parque da Cidade, apoio em resgate a animal bravo com riscos de ataque a munícipes, abordagem a indivíduos em atitude suspeita constatando que o mesmo estava sendo procurado pela Justiça, ação contra flanelinha acusado de prática de extorsão na região central, atendimento em ocorrência de depredação e danos a prédio público, apoio em abordagem social a moradores de rua na Praça Emílio Ribas, apoio em abordagem social a adolescentes em praças públicas durante campanha de conscientização contra uso de álcool e drogas, aperfeiçoamento constante com cursos promovidos por instituições especializadas como GIR Taubaté e fiscalização de trânsito em avenidas como Eduardo Yassuda (anel viário próximo ao Castolira).

Reestruturação

Visando modernizar a atuação da Guarda, a Prefeitura de Pindamonhangaba promulgou uma nova legislação regulamentando a ação dos guardas, que em breve poderão atuar armados, deixando de operar apenas na segurança patrimonial. Os agentes foram consultados sobre a “migração” para essa nova modalidade de atuação da GCM e passaram por uma seleção de aptidão, exames psicológicos e agora receberão treinamento para atuar com armas de fogo. A Prefeitura está analisando os custos para dotar esses profissionais com os novos equipamentos e munições.

Melhorias implantadas para a Guarda Civil

Implantação do Canil da Guarda Municipal com apoio de dois cães treinados Implantação da Guarda Bike com monitoramento por bicicletas trazendo mais mobilidade Aquisição de uma nova Base Móvel, novas viaturas, central de comunicação e uniformes.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

O Comandante da Guarda Municipal é o funcionário Sandro Faria Alvarenga e a instituição atente na Rua José Anéas Rodrigues 215 – Lotº Socorro ou pelo telefone (12) 3644 7199.

Preocupação com a vida humana

Um dos pontos altos da filosofia de uma guarda municipal é sempre a preocupação com a vida humana. Recentemente, em patrulhamento pela área central o GCM Minamisako e o GCM da Silva depararam com uma senhora em atitude suspeita sobre o viaduto central. Ao iniciar o diálogo com a senhora Minamisako percebeu que se tratava de uma tentativa de suicídio. “Ela passou seu corpo para o lado de fora da grade e disse para não chegar perto pois iria pular, quando fiz sinal para o meu colega a segurar”, contou Minamisako.

Em ato de coragem, Da Silva segurou a senhora pela cintura, travando-a na grade e em seguida os guardas puxaram para área segura, imobilizando até a chegada de apoio e do SAMU, que a conduziu ao Pronto Socorro.

A ação acima envolveu o Comandante Sandro, Ouvidor Henrique e os guardas Evaldo, Nivio, Matheus, Cícero e Cesarino, além dos agentes de trânsito Michel e Alberto.

Publicidade