Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos recebe atletas do skate e wrestling...

Prefeitura de São José dos Campos recebe atletas do skate e wrestling apoiadas pela LIF

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Três atletas do esporte de alto rendimento visitaram a Prefeitura de São José dos Campos na manhã desta sexta-feira (27). Elas foram recepcionadas no salão nobre do 7º andar, onde receberam cumprimentos pelo desempenho que vêm obtendo representando a cidade nas principais competições nacionais e internacionais.

A skatista Pâmela Rosa conquistou no último domingo (22) o Campeonato Mundial SLS 2019 – Street League Skateboarding. A lutadora de wrestling Laís Nunes foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos disputados em Lima (Peru) no mês de agosto. Sua colega de equipe, Kamila Barbosa, foi medalha de prata na etapa de Portugal do Circuito Mundial de beach wrestling, em abril deste ano.

As três atletas são apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal). Foi ressaltada a importância desse apoio para o esporte de alto rendimento, como parte de um tripé constituído pelo incentivo fiscal da LIF, pelo investimento de empresas privadas e pelos atletas, de forma a atrair cada vez mais recursos para desenvolver uma cultura esportiva no município.

A lutadora Kamila Barbosa destacou a importância da LIF para os atletas de alto rendimento. Segundo ela, é um apoio essencial para ajudar a custear alimentação, preparação e viagens, entre outras despesas.

“Agradeço o apoio da Prefeitura ao wrestling, tanto para a equipe de alto rendimento quanto para as equipes de base do Atleta Cidadão, que são muito importantes na reposição de atletas para as equipes principais”, disse Kamila. “Nós temos uma base muito boa, muito bem cuidada, e esse apoio faz uma transformação social na vida desses atletas.”

Pâmela Rosa

A joseense Pâmela Rosa tem 20 anos, nasceu no bairro Novo Horizonte, na região leste da cidade e começou a praticar skate aos 8 anos, quando tornou-se a mais nova campeã na modalidade street. Também é a atleta mais jovem a conquistar medalhas de ouro nos X Games, dos quais foi bicampeã.

Pâmela entrou na disputa da etapa de São Paulo do Mundial como líder do ranking, com 100 mil pontos. Com a vitória, ganhou mais 80 mil pontos. A soma lhe valeu o título mundial de 2019 e, além disso, a quase certeza da vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, quando o skate irá estrear como esporte olímpico.

Campeã por antecipação, Pâmela tem ainda uma competição importante neste ano. Em novembro, no Rio de Janeiro, será disputada a quinta e última etapa do Mundial, com o nome de STU Open. A etapa será importante para definir os classificados para as Olimpíadas.

Laís Nunes

Laís Nunes, um dos destaques da equipe do São José Wrestling e da seleção brasileira da modalidade, já conquistou cinco pódios internacionais neste ano. O mais expressivo foi obtido no dia 9 de agosto, em Lima (Peru): medalha de bronze na categoria até 62 quilos dos Jogos Pan-Americanos.

Laís também foi campeã do Pan-Americano específico da modalidade, em Buenos Aires, na Argentina, e medalha de prata no Dave Schultz Memorial, disputado no Colorado, Estados Unidos. Além disso, detém os títulos brasileiro e paulista. Suas boas participações a levaram ao segundo lugar no ranking mundial da modalidade.

Até dezembro, a atleta tem várias competições programadas: Jogos Abertos do Interior, Sul-Americano no Chile, Copa Brasil Internacional em Natal (RN), Jogos Mundiais de Praia em Doha (Catar) e Jogos Mundiais Militares na China, defendendo a Marinha Brasileira.

Kamila Barbosa

Em abril deste ano, a atleta conquistou medalha de prata na etapa de Portugal do Circuito Mundial de Beach Wrestling. No Pan-Americano de Lima, Kamila Barbosa voltou com o quinto lugar.

Kamila também disputará, até dezembro, os Jogos Abertos, Campeonato Sul-Americano, Copa Brasil Internacional e Jogos Mundiais de Praia.

Wrestling

Wrestling é uma palavra inglesa que possui significado semelhante a “luta livre” em português. A modalidade abrange os estilos greco-romano, livre e feminino, além do beach wrestling (wrestling de praia). A participação do Brasil no wrestling dos Jogos Olímpicos é recente, tendo começado em 1988, em Seul (Coreia do Sul).

Skate Street

O street é uma modalidade do skate. Nascida nas ruas, busca na arquitetura urbana os obstáculos para suas manobras: escadas, corrimãos, bancos, hidrantes, guias, entre outros objetos. É a modalidade mais praticada ao redor do mundo.

Publicidade