Início Pindamonhangaba Idosos expõem telas sobre primavera no Shopping Pátio Pinda

Idosos expõem telas sobre primavera no Shopping Pátio Pinda

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Idosos residentes em dois lares de Pindamonhangaba estão participando de um projeto de pintura em telas sobre o tema primavera. As obras estão expostas no Shopping Pátio Pinda (nas proximidades da RiHappy) deste o dia 23 de setembro – início da primavera.

Além de exibir a primavera sob o olhar sênior, o objetivo é conscientizar o público sobre as habilidades e vida dos idosos – especialmente os que vivem em lares assistenciais. A data também foi escolhida por ser durante a Semana do Idoso – cujo Dia Mundial é lembrado dia 1 de outubro.

As telas foram pintadas durante as aulas da arteterapeuta Letícia Godinho, da Fundação José Carlos da Rocha, nos lares São Vicente de Paulo e Irmã Terezinha.

De acordo com a professora, a intenção é expor parte dos trabalhos de arteterapia realizado nos lares de Pindamonhangaba e fazer com que as pessoas conheçam mais sobre os lares e os residentes. “São ambientes que recebem visitas esporádicas de parentes, amigos e alguns voluntários, mas geralmente o grande público desconhece o dia-a-dia dos idosos que vivem em lares. Com mais esta ação, acredito que consigamos aproximar o público dos vovôs e vovós e também reforçar para os idosos que eles têm vida social, projetos e anseios como qualquer outra pessoa, independente de morar em lar ou não”, ressaltou.

Nesta iniciativa são cerca de 30 telas, cada uma desenhada por um idoso. “Nós já desenvolvemos outros trabalhos com técnicas de pintura, no entanto essas telas ficavam expostas nos lares ou eram presentes para amigos e colaboradores. Desta vez, todos estão mais animados porque elas estão em evidência em um ambiente que recebe milhares de pessoas. Talvez até façamos uma ação social ou venda dessas telas. Estamos estudando as possibilidades”, explicou.

Segundo Letícia Godinho, durante as aulas os idosos recebem orientações sobre as técnicas de pintura e idéias para realizar os desenhos, mas ela assegura que toda a criatividade é do próprio autor. “São orientados na forma como realizar desenhos, segurar o pincel, desenvolver a idéia básica de cada tela. Mas o processo de criação, toda pintura, é cem por cento de cada um”, completou.

Os desenhos ficarão expostos até dia 3 de outubro no Shopping Pátio Pinda, quando os vovôs e vovós dos dois lares farão uma visita ao centro de compras, para passear, ver a exposição e tomar um lanche.

Publicidade