Início São José dos Campos Alunos da USP São Carlos visitam obra da ponte estaiada em São...

Alunos da USP São Carlos visitam obra da ponte estaiada em São José dos Campos

(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)
Publicidade

Da teoria em sala de aula para a atividade prática in loco, 16 estudantes da faculdade de engenharia civil da USP São Carlos visitaram nesta sexta-feira (20) o canteiro de obras do Arco da Inovação, que está sendo construído pela Prefeitura de São José dos Campos. Durante aproximadamente 2 horas, eles fizeram um tour pelo interior da construção, com acompanhamento de engenheiro, mestre de obras e técnico de segurança do trabalho.

Predominantemente feminino, o grupo tinha 9 mulheres, sendo uma delas mestranda. Os demais acadêmicos são alunos do 1º ao 3º ano da graduação.

(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Formada pela universidade e com mestrado em andamento na própria instituição, Camila Barella destacou a importância da visita técnica para a carreira dos futuros engenheiros. “Foi muito bom conhecer uma obra grande como essa da ponte estaiada. Eles fizeram perguntas e puderam se inteirar dos desafios encontrados e solucionados.”

Ana Carolina de Souza, que está no 3º ano da faculdade, ficou impressionada com os cuidados relativos à segurança na obra. “O uso dos equipamentos de proteção pelos trabalhadores é seguido à risca, e isso é muito importante para o baixo índice de acidentes.”

Já passando dos 50% do cronograma físico executado, os trabalhos na ponte estaiada seguem em ritmo veloz. Além da elevação do arco, que chegará a 100 metros de altura, os serviços ocorrem em vários pontos, com fabricação de peças pré-moldadas no canteiro, lançamento de vigas entre os pilares, concretagem da laje e alargamento de via.

Todas as frentes de trabalho no entorno da rotatória do Colinas interferem nas condições de trânsito da região, especialmente nos horários de pico. Por isso, é recomendável a utilização das rotas alternativas, principalmente para quem utiliza o local como passagem.

Travessia entre as avenidas Jorge Zarur, São João e Cassiano Ricardo, o Arco da Inovação vai ligar as regiões centro e oeste e desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade. Motoristas e passageiros do transporte coletivo serão beneficiados. Mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus todos os dias.

Publicidade