Início São José dos Campos São Francisco Xavier sedia Festival Gastronômico no fim de semana

São Francisco Xavier sedia Festival Gastronômico no fim de semana

Risoto Caipira será um dos pratos especiais que será oferecido no Festival Gastronômico de São Francisco Xavier - Foto: Divulgação
Publicidade

O distrito Joseense de São Francisco Xavier terá mais um convidativo fim de semana para visitantes e moradores locais. Com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, acontece neste fim de semana (7 e 8) o Viva Mantiqueira – Festival Gastronômico de São Francisco Xavier.

O evento acontecerá na Praça Cônego Manzi e tem como objetivo promover o turismo gastronômico e valorizar os ingredientes e produtores locais. As atividades serão abertas ao público e gratuitas. No sábado, o Festival acontece das 9h às 19h e, no domingo (8), das 10h às 15h30. A organização do evento é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, por meio da diretoria de Turismo.

Pratos especiais

O Festival contará com feiras de comidas especiais e produtos locais, shows musicais, rodas de conversa sobre o turismo gastronômico e também com aulas-show com chefs renomados.

Ao todo, serão 14 estabelecimentos que estarão presentes no festival, tendo comidas como, pizza no cone, bruschetta, bolos, doces variados, cafés, sanduiches, risotos, empada vegana, truta com champignon, fondue, entre outros pratos especiais.

Programação

Como parte da programação, acontecerá o show musical com os cantores Tuia e Ana Vilela. Haverá também aula de culinária ao vivo, em praça pública, com Rodrigo Oliveira. Nas barracas, as comidas serão oferecidas a preços promocionais.

Sábado

9h – Solenidade de abertura
10h – Abertura da feira de produtores e comidas
10h30 – Aula-show de culinária com André Aquino, do Cozinha pra Machos
15h – Mesa redonda: “A influência do turismo gastronômico na cultura local”, com Bia Carvalho, do Mato no Prato, mais convidados
19h – Show com Ana Vilela e Tuia Lencioni
Domingo

10h – Abertura da feira de produtores e comidas
10h30 – Aula-show de culinária com chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó (SP)
14h30 – Mesa redonda: “Gastronomia da Mantiqueira, raiz e autenticidade”, com Vitor Pompeu, do Moeté Território Gastronômico, mais convidados
15h30 – Encerramento