Início Taubaté Espetáculo “Paracy – As Mães do Rio” reconta a origem e as...

Espetáculo “Paracy – As Mães do Rio” reconta a origem e as lendas do rio Paraíba do Sul

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Parte da programação da Festa da Imaculada, em Taubaté, peça teatral “Paracy” se apresenta nos dias 24 e 25 de agosto

Produção teatral adapta as estórias e memórias da origem do Rio Paraíba do Sul no espetáculo “Paracy – As Mães do Rio”, que tem estreia neste final de semana em Taubaté. A narrativa é construída por duas bravas lenhadoras, figuras do folclore caipira, que acendem a chama da nossa imaginação e nos convidam para ouvir uma nova história sobre o nascimento do Paraíba do Sul. As estórias pouco exploradas sobre nossos antepassados indígenas e sua importante presença na construção da identidade do caipira são apresentadas com entrada gratuita no próximo final de semana, dias 24 e 25 de agosto, na Festa da Imaculada em Taubaté.

Inspirado nas lendas do folclore indígena como base para a construção dramatúrgica e a Guerra de Tamoios como pano de fundo histórico, o espetáculo conta a história de amor que dá origem às águas do Paraitinga e do Paraibuna – rios que confluem para formar o Paraíba do Sul. “Evidenciar nossa identidade e trazer à superfície novas percepções sobre quem nós somos são os desafios que impulsionam este espetáculo musical”, explica o diretor e dramaturgo Rafa Soares, que unido de uma equipe abundante em talento e vontade de contar uma parte importante da história do Vale do Paraíba para sua população valeparaibana chega à Taubaté para então percorrer outras cidades da região com o espetáculo.

Para compartilhar essa estória inerente e quase não conhecida atualmente, estão as atrizes Bruna Carvalho e Rafaela Maya, que representam as narradoras Venturosa e Maria Picá sob a trilha sonora e direção musical de Natália Machiaveli. Completando a equipe local, estão os assistentes de produção Misael Campos e Miltinho Toledo e a figurinista Camila Fogaça. O espetáculo conta com apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para sua realização e continua sua jornada após este primeiro final de semana em outubro e novembro, quando retorna para apresentações em Jacareí, Paraibuna, Pindamonhangaba e São Luiz do Paraitinga, levando essa narrativa quase autobiográfica para toda a região.

SERVIÇO | Espetáculo “Paracy – As Mães do Rio”:

Quando?

24 de agosto às 19h

e 25 de agosto às 19h30

Onde?

Festa Imaculada, Taubaté

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Rafa Soares e Natália Machiaveli

Direção: Rafa Soares

Trilha Sonora e Direção Musical: Natália Machiaveli

Elenco: Bruna Carvalho e Rafaela Maya

Produção e Design Gráfico: Fabulário Produtora

Assistentes de Produção: Misael Campos e Miltinho Toledo

Figurinos: Camila Fogaça

Operação Audiovisual: Estúdio da Rua4

Assessoria de Imprensa: Revoada Assessoria

Publicidade