Início Guaratinguetá Escolas municipais de Guaratinguetá ganham kit de geração solar de energia em...

Escolas municipais de Guaratinguetá ganham kit de geração solar de energia em gincana cultural da EDP

EMEIEF Prof. João Mendes Filho (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

EMEIEF Prof. João Mendes Filho e EMEIEF Profa. Aliete Ferreira Gonçalves ficaram entre as dez vencedoras do concurso “Xô Desperdício”, que envolveu 43 unidades de ensino e mais de 18,5 mil alunos

Nesta quinta-feira (22), a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo, por meio da gincana cultural Xô Desperdício, premiou duas escolas municipais de Guaratinguetá com um kit completo de geração de energia solar para a economia de energia.

O concurso teve como objetivo incentivar a preservação dos recursos naturais e a utilização segura e eficiente da energia por meio de atividades com a comunidade escolar. Foram 43 unidades de ensino participantes, envolvendo mais de 18,5 mil alunos de 25 municípios. Dez escolas foram vencedoras.

As escolas participantes foram convocadas a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada à gincana cultural. As temáticas tiveram como base o uso racional e seguro da energia elétrica, o meio ambiente e a sustentabilidade, buscando combater o desperdício da energia e promover bons hábitos de consumo dentro e fora do ambiente escolar. A realização das atividades envolveu os alunos, educadores e familiares.

Os dez vencedores da competição foram definidos a partir do maior número de curtidas dos vídeos, sendo que a quantificação foi relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE, para que a disputa fosse justa entre as cidades. Também foram consideradas para efeito de ranking, a adesão voluntária dos clientes das regiões para recebimento da conta por e-mail, que é mais sustentável, pois elimina o uso de papel, e ao débito automático.

Como premiação, as escolas ganharam um kit completo de geração solar de energia com placas fotovoltaicas, com capacidade de geração de 2,5 Kwp, o que corresponde aproximadamente a 300 KWh/mês. No Vale do Paraíba, quatro escolas foram vencedoras, nos municípios de Guaratinguetá, Potim e Cruzeiro. Já no Alto Tietê, Guararema, Salesópolis, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes tiveram unidades de ensino ganhadoras. A implantação das placas de energia solar nas dez escolas premiadas está em fase final e até o próximo mês de setembro todas estarão com o sistema em funcionamento.

“Ver o engajamento das escolas durante o período da Gincana foi muito gratificante. O concurso teve o envolvimento de toda comunidade escolar e ultrapassou os muros dos colégios participantes, disseminando conhecimento sobre uso seguro e eficiente da energia aos familiares, amigos e vizinhos”, afirma Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP.

Mais de 74 mil alunos de 72 escolas foram envolvidos na última edição do concurso cultural. Os vídeos tiveram mais de 100 mil visualizações e 26 mil curtidas.

NOME DA ESCOLA VENCEDORA DA ÚLTIMA GINCANA

MUNICÍPIO

EM Ernesto Ardachnikoff
Salesópolis

EM Amador Galvão Cesar
Potim

EM Sylvio Luciano de Campos
Guararema

EM Presidente Getúlio Vargas
Guararema

EM João Mendes Filho
Guaratinguetá

EM Antonio Vicente da Silva Bueno
Cruzeiro

EM Prof Aleite Ferreira Gonçalves
Guaratinguetá

EM João Geraldo dos Santos
Itaquaquecetuba

EM Prof Lourdes Lopes Romeiro Lannuzzi
Mogi das Cruzes

EM Ítalo Adami
Itaquaquecetuba

A Gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).