Início Variedades Ópera na Escola apresenta “A Criada Patroa” em Pindamonhangaba

Ópera na Escola apresenta “A Criada Patroa” em Pindamonhangaba

A Criada Patroa (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Em 2019, projeto chega a sua oitava edição e faz temporada da obra de Giovanni Battista Pergolesi em escolas da rede pública da capital e interior paulista

Disseminar a música clássica para além da agenda comercial e levar esse gênero musical às comunidades que habitam no entorno da rede pública de ensino de São Paulo é o objetivo do Projeto Ópera na Escola. No próximo dia 10 de agosto, o espetáculo chega a Pindamonhangaba e faz duas apresentações na Escola Municipal João Cesário (10h) e na Escola Municipal Prof João Kolenda Lemos (14h). A entrada é gratuita e aberta ao público.

Esse ano, o projeto traz, em sua oitava edição, A Criada Patroa: uma adaptação da famosa obra do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi. O espetáculo utiliza do humor para abordar o conflito de classes sociais – tema crucial em nossa sociedade -, e mostra como o amor, o afeto e a identificação com o outro podem diluir relações pautadas na hierarquia.

No elenco, a cantora Annanda Samarine assume o papel de Serpina, o cantor Márcio Marangon, o de Uberto, e o ator Rodrigo Manzelli, o do personagem Vespone. A direção geral é assinada por Livia Sabag e Florent Reard, e a direção musical, por Fábio Bezuti.

A Criada Patroa (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

“Por meio de espetáculos como o “A Criada Patroa”, o projeto oferece acesso à cultura e diversificação musical para pessoas que, na maioria das vezes, nunca tiveram a oportunidade de assistir a uma ópera. Ele desperta o interesse pela música lírica. Muitas pessoas nos perguntam como foi feita a produção dos figurinos, onde e como podem estudar canto lírico e instrumentos musicais”, explica o cantor Márcio Marangon.

O projeto acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais, sendo muitas vezes a única opção de lazer das comunidades. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra, tornando possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

Ao todo, 16 escolas receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. A temporada teve estreia na cidade de São Paulo, e durante o mês de agosto circula, além de São Paulo, por Pindamonhangaba e Araçariguama.

O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, através do Instituto Gerdau, Viação Cometa e com apoio do Instituto JCA, e é firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

SERVIÇO:

Ópera “A Criada Patroa” (Projeto Ópera na Escola) em Pindamonhangaba

10/8 | Sábado

10h – Escola Municipal João Cesário – Av. João Francisco da Silva, nº 1956, Feital

14h – Escola Municipal Prof João Kolenda Lemos – Estrada Municipal Carlos Lopes Guedes, nº 2.265, Bem Viver.

ENTRADA GRATUITA

Publicidade