Início São José dos Campos Desenvolve Vale define agendas iniciais com foco na divulgação da RMVale para...

Desenvolve Vale define agendas iniciais com foco na divulgação da RMVale para investidores externos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Grupo, que é composto por empresários de destaque do Vale do Paraíba, também vai trabalhar na criação de um canal de diálogo constante com o Poder Público

O Desenvolve Vale definiu duas frentes de trabalho prioritárias para o segundo semestre de 2019: a primeira é a criação de um canal de contato permanente com o Poder Público, a fim de subsidiar discussões com impressões da classe produtiva; a segunda é iniciar um levantamento sobre as potencialidades de cada uma das cidades e sub-regiões da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a RMVale, com o objetivo de criar uma apresentação institucional para atração de novos investimentos e negócios às cidades.

O grupo, composto inicialmente por 15 empresários dos setores produtivo, industrial e de serviços, realizou a primeira reunião de trabalho no dia 1º de agosto (quinta-feira), no Golden Tulip São José dos Campos. Na ocasião, eles receberam o deputado federal Eduardo Cury (PSDB), com quem discutiram a sequência da Reforma da Previdência e detalhes da Reforma Tributária, que será debatida no Congresso Nacional ao longo do segundo semestre de 2019.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Coordenando os trabalhos, Kiko Sawaya apresentou uma pauta com temas que vão conduzir algumas das ações do Desenvolve Vale ao longo dos próximos anos, a partir de impressões e demandas colhidas anteriormente com os conselheiros.

Especialmente na questão do potencial da região, é consenso entre os integrantes que a RMVale carece de um trabalho de divulgação, já que muitos investidores desconhecem a região. “Essa divulgação precisa considerar as vocações e o contexto das cidades que integram a RMVale. Por isso, vamos trabalhar ao lado de cada uma das cidades, observando que tipo de crescimento é mais viável e respeita as características e a cultura da localidade”, explica Kiko.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A partir desse levantamento, será possível identificar investidores no Brasil ou no exterior, indicando a eles composições regionais, com empresários locais, para a consolidação de novos negócios. “Nosso foco é gerar empregos e renda de forma sustentável, pois os empresários são os principais agentes no fortalecimento da economia, e nós precisamos reconhecer essa importância”, afirma Kiko.

Discussões com o Poder Público

Questões como burocracia pública e insegurança jurídica também estiveram em pauta no encontro dos conselheiros. Para tanto, definiu-se que é importante aprimorar os canais de diálogo e cobrança com o Executivo e o Legislativo. “Algo muito importante, como colocado pelo conselheiro Cassiano Terra Simão, é cobrar dos nossos representantes políticas de Estado, não suscetíveis a interesses partidários ou momentâneos. O empresário precisa conhecer os planos de desenvolvimento para a cidade, precisa ter segurança para investir”, disse Kiko.

Dentro do tema, também será estudada a elaboração de um painel de indicadores, com informações diversas de cada uma das cidades, com foco em temas vinculados ao desenvolvimento da região. “Podemos ter números referentes ao saneamento, referentes ao tempo de tramitação de pedidos e documentos na prefeitura, por exemplo. É uma maneira de estimular a evolução e subsidiar empresários”, destacou o empresário Oscar Constantino, do Grupo Oscar.

A premissa básica do Desenvolve Vale é colocar na mesa empresários de destaque e com participação importante no PIB da região com o intuito de gerar novos negócios. Já integram o Conselho Desenvolve Vale, além de Kiko Sawaya e do convidado de honra Ozires Silva, os empresários Marcelo Tomba, Alfredo Freitas (Nova Freitas), Cassiano Terra Simão (Terra Simão Construtora), Claudio Giordani (Band Vale), José Wagner de Macedo (TPlan Construtora), Jorge Neto (Osten), Marcelo Demori (JR Madeiras), Oscar Constantino (Grupo Oscar), Oscar Gonçalves (Colégio Cassiano Ricardo), Paulo Neto (KPR), Vincenzo Gaudioso Jr (Loghis), Alexandre Talavassos (Serviobras), Eider Aquino (KBC do Brasil) e John Emerson Cursino (The One Construções Exclusivas). Outros nomes serão incorporados ao grupo nos próximos meses.

A partir de agora, além de reuniões periódicas para discutir pautas e ações alinhadas aos interesses econômicos da região, o Desenvolve Vale organizará fóruns voltados ao desenvolvimento e à competitividade das cidades do Vale do Paraíba.

A RMVale, criada em 2012, é composta por 39 municípios, situados entre as duas Regiões Metropolitanas mais importantes do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Três das cidades – São José dos Campos, Taubaté e Jacareí – estão entre as que mais concentram riquezas no país.

Com 2,5 milhões de habitantes, destaca-se nacionalmente por intensa e diversificada atividade econômica. A produção industrial é altamente desenvolvida, predominando os setores automobilístico, aeronáutico, aeroespacial e bélico nos municípios localizados no eixo da rodovia Presidente Dutra.

Sobre o Desenvolve Vale

O Desenvolve Vale é uma plataforma de negócios voltada ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Tem como conselheiros algumas das principais lideranças empresariais com atuação na região, dos mais variados setores, que colaboram na organização e execução de uma agenda voltada aos interesses econômicos da comunidade valeparaibana. O Desenvolve Vale tem como missão promover relações empresariais e valorizar a importância dos setores produtivo, industrial e de serviços no desenvolvimento sustentável das cidades, sempre defendendo a ética, os princípios democráticos e a eficiência na gestão pública e privada. O Desenvolve Vale é presidido por Kiko Sawaya.

Publicidade