Início Ubatuba IX Mês da Cultura Popular no TAMAR Ubatuba

IX Mês da Cultura Popular no TAMAR Ubatuba

Publicidade

Tem programação cultural especial em agosto, com homenagem ao “Seu” Jorge Barbosa dos Santos, mestre do Fandango de Ubatuba.

No mês de Agosto, o Projeto TAMAR Ubatuba-SP oferece aos visitantes uma programação especial voltada para a valorização da cultura popular brasileira, com ênfase na cultura caiçara.

Desde a edição de 2018, o Mês da Cultura Popular homenageia um grande representante da cultura popular caiçara de Ubatuba. O primeiro homenageado foi “Seu” Dito Fernandes (in memorian) e em 2019, será a vez do “Seu” Jorge Barbosa dos Santos, conhecido pelos amigos como “Cachaca”. Aprendeu a tocar viola com seu pai e sua mãe aos dez anos de idade, participou do Fandango Caiçara de Ubatuba e há 40 anos leva consigo o conhecimento sobre a Folia do Divino Espírito Santo.

O IX mês da cultura popular tem início no dia 03 de agosto, sábado, a partir das 19h, com a exibição do documentário “Canoa, minha canoa” de Felipe Scapino e a abertura da exposição fotográfica “Amigo pescador, Corridas de Canoas”.

Em seguida, às 20h, acontece a apresentação musical do cantor caiçara Luís Perequê com participação especial da cantora, instrumentista e compositora Nádia Campos, que traz repertório com cantigas populares e releituras que abordam as relações humanas com a natureza.

Diariamente, das 10hs às 18hs, o Tamar realizará na sala de vídeo do Centro de Visitantes a sessão de curtas sobre a cultura popular, como a série “Juro que Ví – Folclore Brasileiro”, que apresentam o Saci, a Iara, o Matinta Pereira, o Curupira e o Boto cor de rosa em desenhos animados.

No dia 09/08 às 15h: oficina de rabeca com o folclorista, rabequeiro e historiador caiçara Mario Gato;

No dia 10/08 às 17h: roda de causos e lendas caiçaras e às 19h, apresentação musical de Fandango;

No dia 17/08 às 17h: contação de histórias com Paula Tura e venda de livros, e às 20h, apresentação musical do Grupo Concertada que traz belas canções populares em seu repertório.

Encerrando o Mês da Cultura Popular, no dia 24 de agosto às 18hs, acontecerá o re-lançamento do livro, “Genocídios dos Caiçaras” e um bate-papo com a autora Priscila Siqueira. A partir das 20h teremos a apresentação cultural da Dança das fitas do Itaguá e ás 20h30 apresentação cultural da Congada de São Benedito do Puruba.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Fundação Pró-Tamar executa a maior parte das ações descritas no PAN – Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.

Visite – www.tamar.org.br

SERVIÇO

03/08

19hs – Abertura do VIII Mês da Cultura popular, com exposição fotográfica “Amigo pescador, Corridas de Canoas” e exibição do documentário “Canoa, minha canoa” de Felipe Scapino;

20hs – apresentação musical de Luís Perequê com participação especial de Nádia Campos no palco do Projeto Tamar;

09/08

15 hs – Oficina de Rabeca com Mario Gato;

10/08

17hs – Roda de causos caiçaras;
19hs – Homenagem ao Seu Jorge e apresentação musical do Grupo de Fandango;

17/08

17hs – Contação de história com Paula Tura;

20hs – Apresentação musical do Grupo Concertada;

24/08

18hs – Re-lançamento do livro “Genocídio dos Caiçaras” e bate papo;

20hs – Dança das fitas do Itaguá;

20h30 – Apresentação Cultural da Congada de São Benedito do Puruba;

Diariamente, das 10hs às 18hrs: Curtas da “Série Juro que ví – Folclore Brasileiro”.

FUNCIONAMENTO

Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes estará aberto todos os dias (exceto quartas-feiras), das 10 às 18 horas. Sextas, sábados e feriados nacionais, das 10 às 20h.

ENTRADAS

Adultos – R$ 21,00

Crianças acima de 1,20m, Professores, Estudantes (com documento comprobatório) R$10,50;

Crianças abaixo de 1,20m e adultos maiores de 60 anos – não pagam;

Moradores de Ubatuba (cadastrados ou portando algum comprovante: título de eleitor, RG, carteira de escola ou trabalho) – não pagam.

Endereço: Rua Antonio Athanásio da Silva, 273 – Itaguá – Ubatuba/SP

Telefone: (12) 3832-6202 e 3832-7014

Email: tamaruba@tamar.org.br

Publicidade