Início Taubaté GIR – Grupo de Intervenção Rápida treina GCM de Taubaté nesta quarta...

GIR – Grupo de Intervenção Rápida treina GCM de Taubaté nesta quarta (24)

(Foto: divulgação)
Publicidade

Um grupo de 30 agentes da Guarda Civil Municipal de Taubaté recebe na próxima quarta-feira, dia 24 de julho, das 8h às 14h, um treinamento de técnicas de rapel oferecido pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR) no mirante do Parque do Itaim.

O objetivo é a integração das forças de segurança pública e aprimoramento da Guarda Civil. O aprimoramento constante encontra respaldo na lei federal nº 13.022/14, que regulamenta a atribuição das Guardas Municipais em todo o território nacional.

A GCM ampliou seu quadro de atuação, passando de uma guarda, exclusivamente, patrimonial para um setor atuante na manutenção do bem estar e segurança públicos.

Em 2018, foram ministradas técnicas de abordagem, imobilização, algemação e condução de suspeitos aos distritos policiais. O curso, na ocasião, capacitou as equipes da Guarda que atuam com patrulhamento preventivo na cidade.

O GIR foi criado em 2002 em Sorocaba e em 2005 a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) ampliou sua atuação para outras cidades do estado. Hoje, a SAP possui 10 GIRs que atuam em estabelecimentos prisionais , seus integrantes são selecionados e passam por treinamento semelhante aos das forças especiais da polícia.