Início Taubaté Projeto de Férias no Sesc Taubaté divulga programação

Projeto de Férias no Sesc Taubaté divulga programação

Publicidade

O Universo é tudo o que existe fisicamente, inclusive o tempo, o espaço e uma imensidão de coisas que ainda nem conhecemos. Nessa programação de férias, o Sesc Taubaté convida o público de todas as idades a explorar novas atividades no universo das artes, dos esportes e atividades corporais, e do meio ambiente, para conhecer planetas, estrelas, galáxias e também descobrir novas maneiras de existir no tempo-espaço. Todas as atividades são gratuitas, informações e inscrições na central de atendimento do Sesc.

Programação completa
CINEMA E VÍDEO
EXIBIÇÕES

GRAVIDADE
2013, EUA, 90’ . Em uma missão, astronautas (George Clooney/Sandra Bullock) são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite e jogados no espaço sideral. Sem apoio da base, precisam encontrar um meio de sobreviver em um ambiente completamente inóspito para a vida humana. Dia 3, quarta, 19h. Classificação etária: 12 anos

INTERESTELAR
2014, EUA/Reino Unido, 170’. Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas habitáveis. Cooper (Matthew McConaughey) aceita a missão de liderar o grupo sabendo que pode nunca mais ver os filhos.
Com o passar dos anos, sua filha também investirá numa jornada para tentar salvar a população do planeta. Dia 10, quarta, 19h. Classificação etária: 10 anos

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO
2017, EUA, 130’. Em plena Guerra Fria, EUA e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que elas, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA. Dia 17, quarta, 19h. Classificação etária: livre

TECNOLOGIAS E ARTES
OFICINAS
ELETRÔNICA PARA CRIANÇAS
Com a artista e produtora cultural Karen Keppe.
As oficinas pretendem introduzir os alunos no mundo da eletrônica de maneira simples e divertida.

Dias 2 e 3 – Circuito escrito
Usando papel, cartolina e palitinhos de madeira, serão criados cartões ou brinquedos (casa, carros etc) que acendam a luz. Os circuitos eletrônicos serão feitos pelos próprios alunos com a caneta condutiva e componentes necessários.

Dias 4 e 5 – Robôs solares
Com sucatas eletrônicas as crianças criarão seus brinquedos (robôs) que se movimentam sob luz solar.
Os circuitos eletrônicos serão feitos pelos próprios alunos. Quando necessária solda (ligações com fitas isolantes serão preferenciais), será feita por adultos ou com supervisão, em caso de criança maior.

Dias 6 e 7 – Bottons brilhantes
Construção de bottons que acenderão como você quiser!
Com leds para costura será montado um circuito com linha condutiva, para acender algum detalhe do botton. Uma vivência que passa por conceitos básicos de eletrônica e costura.

Menores de 8 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis.

PRINCÍPIOS ÓPTICOS
Com o artista visual e educador Matheus Giavarotti

Dias 2 e 3 – Construindo uma câmera escura
Usando papéis, fitas adesivas e uma lente, será possível conhecer de forma prática os princípios ópticos que fundamentam a fotografia.

Dias 4 e 5 – Brinquedos ópticos
Construção de um taumatrópio e de um folioscópio. A partir dessa divertida experiência será possível compreender o fenômeno de retenção da imagem na retina que permitiu a invenção do cinema.

Dias 6 e 7 – Pixel e a imagem digital
A oficina propõe uma experiência de construção de imagens utilizando o pixel como o elemento
fundamental da imagem digital.

MODELAGEM PARA CRIANÇAS – SLIIIIME!
Com educadores em tecnologias e artes.
Cola branca, água boricada e espuma de barbear, você sabe o que esses materiais têm em comum? Sim? Não? Se você não sabe, venha descobrir! Se você já sabe, venha dividir seu conhecimento com a gente!! De 2 a 5, terça a sexta, 14h30 às 16h30. Turmas a cada 40 minutos.

ARTES PLÁSTICAS
AQUARELA E ASTRONOMIA
Com Josué Amadeu.
A aquarela possui um campo vasto de possibilidades de trabalho, do simples esboço para o desenho, atividades educativas, recreativas, ilustração de livros, coloração de histórias em quadrinhos, até obras de arte em tela ou outros suportes. Vamos propor a experimentação de criação com a tinta aquarela de diferentes maneiras:
Dia 2 – Pintura Intuitiva
Dia 3 – Quadrinhos
Dia 4 – Aguada de Monotipia
Dia 5 – Flipbook
Dia 6 – Sketch no Cotidiano
Dia 7 – Abstração Geométrica

PINTURA NATURAL COM TÊMPERA OVO
Com educadores em tecnologias e artes.
Oficina de experimentação de pintura em que cada participante poderá produzir sua tinta com têmpera de ovo e pigmentos naturais. Dia 2, terça, 19h às 21h. Dias 27, sábado, e 28, domingo, 15 às 17h.

MARCENARIA – AUTÔMATOS DE MADEIRA
Com Eduardo Salzane.
Já pensou em construir brinquedos articulados com madeira de reuso? Os autômatos foram projetados inicialmente para servir como brinquedos ou como ferramentas para demonstrar princípios científicos. A partir do século XVI foram desenvolvidos projetos utilizando a energia eólica para mover mecanismo como bombas para transpor água. Até os dias atuais, muitos artistas fazem uso de princípios mecânicos para construir esculturas que se movem a partir de uma manivela. E aí, vamos estimular a criatividade e a produção artística?
Curso continuado* De 2 a 5, terça a sexta, 14h às 18h
Oficina livre – Dias 6 e 7, sábado e domingo, 14h às 18h
Classificação etária: 18 anos

MEIO AMBIENTE
MINICURSO AGRICULTURA BIODINÂMICA
Com o engenheiro agrônomo Fernando Soriano.
Agricultura biodinâmica é uma forma de agricultura orgânica, que mescla conhecimentos químicos, geológicos e astronômicos. Inclui conceitos formados a partir de ideias de Rudolf Steiner (1861-1925).
Durante quatro encontros os participantes terão contato com o histórico do organismo agrícola
biodinâmico, interpretação do calendário biodinâmico além de ações práticas. Atividade sequencial.
Dias 13 e 20/7, 3 e 10/8, sábados, 10h30 às 13h30

BATE-PAPO
CICLOS: CONEXÕES ENTRE ASTROS, NATUREZA E INDIVÍDUOS
Com Cristina Eustáquia, ginecologista natural.
Bate-papo mostrando a ligação e influência dos ciclos lunares e da natureza nas mudanças cíclicas das pessoas. Ciclos menstrual, emocional, e comportamental possuem ligação com as fases da lua, e essa observação e relação pode ser usada como ferramenta de autoconhecimento e conexão com o niverso.
Dia 16, terça, 19h às 21h

VIVÊNCIA
OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA
Com o biólogo André Costa, da Buriki Ambiental.
Os participantes terão oportunidade de observar planetas e lua, localizar constelações, e orientação pelas coordenadas geográficas. Também terão contato com equipamentos usados na astronomia tais como telescópio, Laser Point e programas de orientação. Dia 18, quinta, 18h30 às 20h30.

PALESTRA A ASTRONOMIA NO DIA A DIA
Com Dr. André de Castro Milone e Dr. João Braga, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Venha conhecer mais sobre os mistérios do céu astronômico, e tirar suas dúvidas e curiosidades. Os participantes terão contato com alguns conceitos de astronomia, forma e principais movimentos da Terra, dias e noites, estações (astronômicas) do ano, calendário ocidental Gregoriano (solar), eclipses do Sol e Lua, marés dos oceanos e buracos negros. Dia 19, sexta, 18h30 às 21h.

OFICINAS RELÓGIO SOLAR
Com a permacultora e educadora ambiental Natália Andrade.
As crianças aprenderão a ver as horas a partir da luz solar e a sombra que ela projeta.
Cada participante fará seu relógio solar. Dia 20, sábado, 13h30 às 15h30.

ESCAVANDO FÓSSEIS: BRINCANDO DE PALEONTOLOGIA
Com Projeto Caracol e Vista Terra.
As crianças serão paleontólogas por um dia! Fazendo escavações para encontrar réplicas de fósseis com muita brincadeira, elas terão contato com parte da história do nosso planeta e de cada fóssil encontrado, além dos processos que dão origem aos fósseis. Dia 21, domingo, 10h30 às 13h30. Senhas no local com 30 minutos de antecedência.

INVENTOS DE ASTRONAUTA
Com Sítio do Astronauta.
Vamos dar asas à imaginação através do fazer, para isso o participante encontra um lugar cheio de elementos que o levam para outro planeta, como um astronauta. Mas esse astronauta precisa criar seus objetos para esse novo lugar, então ele cria ferramentas, roupas, naves, lunetas e tudo mais que for preciso e sua imaginação mandar. A criação é orientada pelas estações de trabalho e vai longe.
De 16 a 21, terça a domingo, 14h às 17h

BÚSSOLA
Com a permacultora e educadora ambiental Natália Andrade.
A bússola é um instrumento de orientação geográfica. Seu funcionamento se baseia na interação das cargas magnéticas de um material metálico com as linhas magnéticas da Terra. Com materiais simples e do dia-a-dia, os participantes irão construir esse artefato. Dia 21, domingo, 15h às 17h.

PASSEIO
CATAVENTO CULTURAL
As famílias estão convidadas a fazer um passeio monitorado de descoberta, exploração e
fascinação pelo Catavento Cultural e Educacional, museu educativo que une interatividade e conhecimento nas suas mais variadas áreas. As atrações vão desde a formação do universo e dos corpos celestes, passando pela formação de vida no planeta, seguindo para os grandes inventos da humanidade.
Após o passeio no museu, visita ao Mercado Municipal de São Paulo.
Dia 20, sábado
Saída do Sesc Taubaté: 7h. Almoço não incluso.
Inscrições condicionadas à participação de uma criança até 12 anos.
Informações e inscrições dia 2/7, às 15h, na Central de Atendimento. Após essa data, consulte
disponibilidade de vagas. Se houver mais interessados que o número de vagas, será realizado um sorteio com as pessoas presentes.

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA
AULAS ABERTAS – GINÁSTICA NO AR
Com Zoe Assessoria Esportiva.
Atividade física que une movimentos de ginástica, acrobacia e treino funcional.
Os alunos ficam presos a um cabo de bungee jumping onde realizam os movimentos de saltos, força, equilíbrio e dança. Dias 9, terça, 13, sábado, e 14, domingo, 10h às 12h e 13h às 18h.
De 10 a 12, quarta a sexta, 10h às 12h e 14h às 20h. Ginásio. Senhas no local com 30 minutos de antecedência.

CAPOEIRA
Com professores da Academia Ginga Brasil
Dia 6, sábado, 15h30 às 17h
Dia 7, domingo, 11h15 às 12h30
Dia 9, terça, 11h às 12h e 15h às 16h
De 10 a 12, quarta a sexta, 15h às 16h30

Mais informações portal sescsp.org.br/taubate

Publicidade