Início Variedades Mais de 1.300 alunos de escolas públicas participam de oficinas de fotografia...

Mais de 1.300 alunos de escolas públicas participam de oficinas de fotografia do projeto FotoArte

(Foto: Anísio Teixeira/divulgação)
Publicidade

Com apoio da CCR NovaDutra, unidade móvel de fotografia visitou seis cidades no eixo São Paulo-Rio de Janeiro

O projeto FotoArte, unidade móvel de fotografia, apresentado pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, levou oficinas gratuitas sobre o mundo da fotografia para 1.380 alunos do ensino fundamental. Foram seis cidades visitadas pelo projeto, entre Guarulhos, Canas e Silveiras (Vale do Paraíba), Piraí e Pinheiral (Sul Fluminense), e Itaguaí (Baixada Fluminense). Também participaram das atividades 69 professores das unidades escolares.

A itinerância do FotoArte pela via Dutra aconteceu entre abril e junho, levando ensinamentos da fotografia, desde a captura da imagem até a sua impressão. As oficinas apresentaram os conceitos básicos da fotografia e sua história, além de visitas à câmara escura dentro do caminhão, para que os estudantes acompanhassem os processos da formação da imagem. Workshops, brincadeiras educativas e exposições também fizeram parte das atividades do projeto.

“As atividades do FotoArte, realizadas em escolas, instituições públicas e pátio municipal, permitiram que os estudantes tivessem uma nova visão sobre a fotografia, estimulando o trabalho em grupo, fomentando a socialização e a participação dos alunos e das comunidades”, destaca Carla Fornasaro, gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra.

Todas as atividades foram acompanhadas por educadores da ImageMagica, Organização da Sociedade Civil (OSC), com o objetivo de fomentar a conscientização e o desenvolvimento social e artístico dos alunos. A iniciativa é da ImageMagica e apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR nas cidades da via Dutra, por meio da Lei Rouanet.

Publicidade