Início Taubaté Dança, meio ambiente e culinária são os destaques de sábado no Sesc...

Dança, meio ambiente e culinária são os destaques de sábado no Sesc Taubaté

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Já no clima junino, o Sesc Taubaté oferece neste sábado (15), aula aberta de danças típicas dessa época do ano e apresentação de quadrilha, além de atividades esportivas e oficinas sobre meio ambiente e culinária.

Às 14h, ocorre a aula aberta Olha a chuva! É mentira! Vivência de quadrilhas juninas, com Denise Almeida. A professora de dança, que também é pesquisadora da cultura popular, fará uma vivência teórico-prática para todas as idades, apresentando, como introdução, as origens das quadrilhas juninas, suas principais características e recorrências pelo Brasil. Na segunda parte, os participantes irão dançar uma quadrilha típica da região Sudeste e outra do Nordeste, a fim de perceberem as semelhanças e diferenças entre ambas.

Nesse mesmo horário também acontece a oficina Feito à mão – Absorventes ecológicos, com Maria Candida Lopes. Uma mulher, em sua vida fértil, chega a utilizar 10 mil absorventes descartáveis que irão parar nos aterros sanitários ou na natureza. Feitos de materiais plásticos, estes chegam a ficar 600 anos em contato com a terra para sua total decomposição. Usaremos da costura como ferramenta para fomentar hábitos sustentáveis, trazendo a importância do consumo consciente e da nossa responsabilidade pessoal em enfrentar os problemas ambientais dos resíduos que produzimos.

Em seguida, às 15h, a oficina Diversidade no Prato: Bebidas fermentadas / Refrigerantes selvagens, com a companhia dos Fermentados, realizara a introdução teórica sobre colônias selvagens de fermentação, relacionando com alimentos que podem ser feitos com essas colônias e também vai ensinar como coletar organismos para utilizar nesse processo , e criar diferentes bebidas frisantes com frutas e chás e ser uma forma prática para conservar frutas.

Já, às 16h, o Sesc apresenta a Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira. A tradicional quadrilha de bonecões gigantes do município de Caçapava é apresentada junto com um trio de forró, que fará ao vivo a trilha sonora da encenação. Todo o público será convidado a formar uma grande quadrilha e também dançar forró!

Publicidade