Início Taubaté Sesc Taubaté oferece no sábado, exibição de filme, dança e oficina artista

Sesc Taubaté oferece no sábado, exibição de filme, dança e oficina artista

Batuque de Umbigada: modas, dança, histórias, com André Bueno (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Durante o sábado, diversas atividades vão movimentar o Sesc Taubaté, acontecerão cursos de dança, feira de troca de roupas, exibição de filme para as crianças e muito mais.

Às 10h, acontece o bate-papo Empreendedorismo Coletivo, com UMA – Casa Colaborativa. Nesse bate-papo conheceremos como o empreendedorismo coletivo pode ser um novo modelo sustentável de negócio, que une pessoas e iniciativas que valorizam as relações humanas e acreditam que juntos podemos ir mais longe. Teremos como base a experiência da UMA – Casa Colaborativa, situada em Taubaté.

Neste mesmo horário também tem início a Oficinas de memória, com a psicóloga Carmem Flora. A atividade busca desenvolver e fortalecer as capacidades cognitivas superiores, especialmente a memória, por meio de jogos lúdicos e trabalhando metáforas. Em cada encontro um exercício diferente será apresentado, possibilitando aos participantes momentos agradáveis, estimulando vínculos afetivos e resgatando memórias.

Em seguida, às 10h30, o Sesc oferece o curso Batuque de Umbigada: modas, dança, histórias, com André Bueno. O pesquisador de cultura popular tradicional, músico e etnomusicólogo André Bueno, um dos organizadores do livro/CD/DVD O Batuque de Umbigada de Tietê, Piracicaba e Capivari (Associação Cultural Cachuera!, 2015), conduz esse curso teórico-prático que, ao longo de quatro encontros, apresenta temas como o histórico desta tradição afro-brasileira do Oeste Paulista, o contexto da festa do Batuque, suas modas e principais modistas e as perspectivas de futuro desta tradição, utilizando exemplos em vídeo e áudio. Os participantes também irão aprender a dançar, cantar e compor modas de Batuque. O curso antecede a vinda da comunidade batuqueira, que se apresentará no Sesc Taubaté dia 23 de junho.

Na parte da tarde, às 15h, ocorre a aula aberta de Dança Contemporânea, com Gustavo Fataki. A aula propõe uma introdução à dança contemporânea, vertente da dança em que o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de diversos métodos e procedimentos de pesquisa, como contato e improvisação, Laban, entre outros. Técnicas somáticas, como Eutonia e Klauss Vianna, também auxiliam na construção do corpo dançante. A aula tem uma abordagem teórico-prática.

Dança Contemporânea, com Gustavo Fataki (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Às 16h, será exibido o filme infantil Wickie e o Tesouro dos Deuses, do diretor Christian Ditter. Quando Wickie se transformará em um vicking de verdade de uma vez por todas? Essa pergunta tira o sono de seu pai, Halvar. Mas quando Sven, o Terrível, sequestra o chefe da aldeia Flake, Wickie sua grande oportunidade. Como chefe interino, comanda um grupo corajoso de vikings até chegar ao castelo de Sven, onde Halvar está encarcerado. Mas a tarefa mais difícil ainda está por vir: atravessar oceanos, praias tropicais e perigosas planícies geladas na busca do legendário tesouro dos deuses antes que Sven o alcance.

Também, às 16h, acontece a oficina String Arte. A atividade destinada para os jovens vai ensinar a criar um quadro decorativo utilizando madeira, pregos e linhas.

Publicidade