Início Pindamonhangaba Realce o sabor dos pratos harmonizando alimentos e bebidas

Realce o sabor dos pratos harmonizando alimentos e bebidas

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Especialista do Senac Pindamonhangaba ensina a despertar os sentidos por meio das refeições

O ato de se alimentar ativa, além do paladar, sentidos como tato, olfato, visão e audição, tornando a textura, o aroma, a apresentação visual e o som da crocância da comida elementos importantes para agradar o comensal – aquele que está degustando. Uma combinação harmônica entre alimentos e bebidas exerce um papel fundamental para despertar esses sentidos, realçando características a ponto de um sabor engrandecer o outro, ou até mesmo criar um terceiro sabor.

Igor Salmazo, docente da área de eventos do Senac Pindamonhangaba, explica que na hora de combinar comida e bebida, existem duas opções: escolher as similaridades ou os contrastes. Ele cita como exemplos o café Bourbon Amarelo, mais ácido, como opção para acompanhar um queijo minas curado; o vinho tinto encorpado, como o Cabernet Sauvignon, par perfeito para uma pizza de calabresa ou pepperoni; e a cerveja de trigo, que combina com carnes brancas, como um frango grelhado.

“A não combinação leva a refeição a um desastre, seja ela um grande evento ou um jantar para amigos. Um dos erros mais comuns em festas é a harmonização de espumante com o bolo, que traz um sabor amargo à boca; o correto seria combinar um espumante com doçura igual ou maior que o bolo, normalmente o demi-sec, e de preferência bem gelado. Outro erro comum é combinar o chocolate ao leite com vinho tinto seco, deixando o sabor do chocolate amargo; neste caso, opte por um vinho de sobremesa, certamente agradará mais.”

Seja um evento social ou corporativo, técnico-científico ou promocional, religioso ou esportivo, de entretenimento ou uma feira de negócios, o serviço de alimentos e bebidas estará presente de alguma forma e, em muitos casos, será uma peça essencial para o sucesso do encontro. “Ter noção dessas combinações é um diferencial para quem atua na área. A formação profissional, a especialização, as pesquisas, a leitura e a curiosidade são características imprescindíveis para manter o profissional atualizado e competitivo. Além disso, é preciso ser criativo na preparação, imaginando todos os sabores e sensações que a comida vai proporcionar aos convidados.”

Formação profissional

Para os interessados em aprimorar seus conhecimentos e estar por dentro do universo de eventos, o Senac Pindamonhangaba está com inscrições abertas para os cursos de curta duração Planejamento de Alimentos e Bebidas para Eventos, Contador de Histórias, Cerimonial e Protocolo em Eventos e Buffet Infantil: da ideia à viabilidade. Para obter mais informações e fazer inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/pindamonhangaba. A unidade fica na Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP.

Serviço:

Planejamento de Alimentos e Bebidas para Eventos

Data: 1º de junho a 27 de julho de 2019

Horário: aos sábados, das 9h30 às 12h30

Contador de Histórias

Data: 18 de julho a 22 de agosto de 2019

Horário: às quintas-feiras, das 19 às 22 horas

Cerimonial e Protocolo em Eventos

Data: 4 a 26 de junho de 2019

Horário: às terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas

Buffet Infantil: da ideia à viabilidade

Data: 14 de setembro a 9 de novembro de 2019

Horário: aos sábados, das 9h30 às 12h30

Senac Pindamonhangaba

Endereço: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP

Informações e inscrição: www.sp.senac.br/pindamonhangaba

Publicidade