Início Ubatuba Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta realizam a 6ª...

Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta realizam a 6ª Semana do Mar

Publicidade

O Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta convidam a todos para participar da 6ª Semana do Mar, entre os dias 01 e 08 de junho de 2019. O objetivo é sensibilizar e proporcionar momentos de interação voltados à conservação ambiental, para dialogar sobre questões atuais, como a pesca, as mudanças climáticas e o lixo nos oceanos. As atividades acontecem no Tamar e no Aquário de Ubatuba.

O Projeto Tamar, um dos realizadores do evento, irá sediar no Centro de Visitantes uma série de atividades da 6ª Semana do Mar envolvendo moradores, estudantes e público em geral. “Além de chamar a atenção para as importantes questões ambientais que serão destacadas ao longo da semana, é também uma oportunidade de partilhar resultados obtidos ao longo de 39 anos de atuação”, diz a coordenadora regional do Projeto no estado de São Paulo, Berenice Gomes. Em breve o Tamar deve atingir a marca de 40 milhões de tartarugas marinhas protegidas ao longo do litoral brasileiro, graças ao apoio dos pescadores e suas famílias, estudantes, turistas, artistas e parceiros como a Petrobras, patrocinadora do Projeto desde 1982.

Confira a programação do evento:

Programação no Centro de Visitantes do Projeto Tamar

No sábado, dia 01/06, a partir das 20h00, é a abertura da 6ª Semana do Mar com a apresentação do Grupo Concertada – reconhecido por sua descontração e variedade de repertório, traz músicas regionais de diversas origens do país, além de clássicos da MPB.

Dia 02/06, às 16h00, o “Circuito de Vídeos Semana do Mar” inicia exibições com o remake do filme “Ilha das Flores”. A programação do circuito segue durante a semana, com exibições no decorrer dos dias, no Projeto Tamar e também no Aquário de Ubatuba.

Dia 03/06,
10h00 às 18h00: Atividades de arte-educação e jogos pedagógicos
10h00 e 15h00, apresentação do grupo “Das Dores Circo Teatro”, com o espetáculo “La Bamba”, obra que trabalha a linguagem não-verbal e universal de uma dupla de palhaços acrobatas e malabaristas, tratando a temática da poluição das águas e do meio ambiente.

Dia 04/06,
10h00 às 18h00: Atividades de arte-educação e jogos pedagógicos

Dia 05/06, das 10h00 às 12h00 acontece a “Capacitação em Educação Ambiental para conservação dos mares e oceanos”, também com a participação do Projeto Albatroz. A atividade é direcionada a educadores formais e não formais, com apoio do material da Rede Biomar (rede composta pelos projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Projetos Albatroz, Coral Vivo, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar). A atividade será realizada com inscrição prévia no Projeto Tamar através dos contatos apresentados no final deste release.

Dia 06/06, educadores ambientais do Instituto Argonauta, Tamar e Aquário de Ubatuba vão realizar o 4º Encontro Jovem Transformar para cerca de 60 participantes, entre jovens das escolas e instituições locais, reunidos para dialogar e refletir sobre o papel da juventude nas questões ambientais.

Programação no Aquário de Ubatuba

Dia 03/06,
10h00 às 18h00: Atividades de arte-educação e jogos pedagógicos
19h30: acontece a Roda de Diálogo “Plástico nos Oceanos”, com participação de João Malavolta | Ecosurf e de Beth | Instituto Pólis.

Dia 04/06
10h00 às 18h00: Atividades de arte-educação e jogos pedagógicos
19h30: painel com o tema “O Poder transformador do Coletivo”, com a presença de Barbara Sapunar | Nestlé, compartilhando sobre as experiências de práticas inovadoras das marcas.

Dia 05/06, às 19h30, Lara Iwanicki da ong Oceana, ministra a palestra “Papel da Gestão Pesqueira para a Conservação Marinha”.

Dia 06/06, às 19h30, apresentação do case “Reserva da Biosfera da Mata Atlântica”, com Clayton Lino, compartilhando fatos sobre o conjunto de porções de ecossistemas terrestres de remanescentes de Mata Atlântica, demarcados pelo programa O Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere) da UNESCO.

Dia 07/06, às 19h30, o ambientalista Fábio Feldman, autor da lei federal que instituiu a “Política Nacional de Educação Ambiental” em todo o território brasileiro, realiza palestra sobre as “Mudanças Climáticas”.

Diariamente: “Circuito de Vídeos Semana do Mar”

ENCERRAMENTO DA 6ª SEMANA DO MAR, NA PRAÇA DA BALEIA, NO AQUARIO DE UBATUBA E NO PROJETO TAMAR

Durante o sábado, dia 08/06, o encerramento da 6ª Semana do Mar começa às 9h00, com mutirão de limpeza de praia da orla do Itaguá e a presença dos jovens do “Encontro Jovem Transformar” e alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba, com exposição de estandes apresentando as atividades de instituições parceiras.

Os artistas da Mosaiky/ZOO Urbano estarão finalizando, ao ar livre e em tempo real, a maior obra feita com canudos plásticos, quebrando o atual recorde mundial.

Às 12h00, uma tartaruga marinha reabilitada retornará ao mar, em frente à praça da Baleia.

Às 16h00, no Aquário de Ubatuba, acontece o “Bate Papo com a Liga das Mulheres pelos Oceanos”. A Liga é um movimento de mulheres que lutam pela conservação dos oceanos com o objetivo de potencializar ações desenvolvidas por mulheres que dedicam seu trabalho em prol do ecossistema marinho. Em seguida, começa o “Mar de Letras”, lançamento de livros com sessão de autógrafos, com as autoras Marina Klink e Bárbara Veiga, e os autores Clayton Lino e Fábio Feldmann.

Às 20h00, no espaço cultural do Projeto Tamar, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, será realizada a apresentação musical de “João Suplicy e Trio”, para fechar lindamente a 6ª Semana do Mar.

Publicidade