Início Taubaté Balão de sonda é lançado com sucesso por alunos da rede municipal...

Balão de sonda é lançado com sucesso por alunos da rede municipal de Taubaté

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Alunos do Programa Integral, da EMEF Vereador Joaquim França, participaram nesta quinta-feira, dia 30 de maio, do primeiro lançamento de um balão de sonda produzido em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau).

O lançamento foi considerado um sucesso e a expectativa era de que o balão fosse recuperado até o final da tarde desta quinta. A trajetória é acompanhada por meio de GPS.

Jovens do 6º ao 9º anos do ensino fundamental ficaram responsáveis pela preparação e montagem dos componentes mais simples, como refletor de radar e para-quedas. A ideia consiste em confeccionar e lançar balões capazes de atingir 33.000 metros ou mais de altitude, capazes de levar cargas de até 2 quilos contendo, obrigatoriamente, GPS, rádio, câmera e mais o equipamento do experimento a ser realizado.

O projeto “Rompendo Barreiras” é coordenado pelo professor Dr. Fernando Silva de Araújo Porto, do Departamento de Engenharia Mecânica e conta com a participação de alunos de outros cursos ofertados pela universidade e alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes tiveram aulas com orientações desde o mês de março, duas vezes por semana, em encontros de 3 horas.

Essa iniciativa se baseia no Global Space Ballon Challenge, uma competição internacional promovida pela Universidade de Stanford e pela Massachussetts Institute of Technology que contou, em 2018, com a participação de 564 equipes de 68 países divididos em diversas categorias. Exemplos de experimentos premiados compreendem medição da concentração de ozônio através de biomonitoramento, estimativa do risco de inundações, entre outros.

Publicidade