Início Pindamonhangaba Pinda: Descarte irregular de lixo atraí animais peçonhentos e serve como criadouro...

Pinda: Descarte irregular de lixo atraí animais peçonhentos e serve como criadouro de dengue

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

Muitos problemas surgem como consequência ao acúmulo de lixos, descartados de forma irregular nos municípios, além de deixar o local com um aspecto nada agradável. Não precisa andar muito para encontrar locais com lixos amontoados, deixados pela população em Pindamonhangaba.

Um “mau” exemplo acontece em frente à um terreno na Rua José Teodoro, no bairro Alto do Cardoso. O local está cercado e existe uma placa, informando a proibição, mesmo assim, sofá, entulho, pia, restos de lixo domiciliar são alguns dos itens encontrados sobre a calçada.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

As consequências afetam diversos setores, e o acumulo também pode causar doenças, alagamentos, aumento da poluição, desperdício de dinheiro público, obstrução das vias públicas, entre outros. E servem de criadouro para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

Entulho, ferro-velho, móveis, restos de podas de árvores e nenhum outro tipo de detrito deve ser jogado em vias públicas ou terrenos particulares. Se o serviço público não recolhe esses materiais, é necessário contratar caçambas legalizadas para remover os resíduos a um local licenciado. O infrator que for pego em flagrante, é enquadrado na lei de crimes ambientais.

Em geral, o lixo descartado de forma irregular prejudica a qualidade de vida da população que habita a cidade, e basta apenas um terreno vazio entre as casas, para que o descarte seja efetuado. Além do mais, o risco aumenta, porque o lixo amontoado favorece também a proliferação de mosquitos, ratos, escorpiões, entre outros insetos e animais peçonhentos.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

A Prefeitura municipal informou que mantém as ações de limpeza pública e a coleta de lixo domiciliar é feita regularmente em toda a cidade. Os serviços de capina e roçada e cata-treco, específico para essa situação, seguem um cronograma e a agenda é divulgada periodicamente no site oficial.

A população de Pindamonhangaba conta com locais corretos para o descarte de diversos tipos de lixo e resíduos, que não são o lixo residencial convencional – recolhido nas casas pela Coletora Pioneira.

Desperdício de dinheiro público
Um fator importante que deve ser considerado é que o descarte irregular de lixo aumenta os gastos públicos dedicados à limpeza urbana. Isso porque a prefeitura, que já gasta com a coleta e destinação final dos resíduos sólidos, e é obrigada a alocar mais verbas no setor de limpeza urbana para recolher os detritos das vias públicas que foram descartados de forma irregular pela população.

Caso presencie alguém descartando lixo de forma irregular, faça denúncia pelo aplicativo EOuve.

Publicidade