Início Taubaté Praça Dom Epaminondas, em Taubaté recebe evento antitabagismo

Praça Dom Epaminondas, em Taubaté recebe evento antitabagismo

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Secretaria de saúde de Taubaté promove na quinta-feira, dia 30 de maio, uma manhã de conscientização contra o tabagismo na praça Dom Epaminondas.

As atividades antecedem o Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Das 8h às 10h será realizada panfletagem para o público circulante pela praça, além da oferta de testes de nível de dependência do tabaco e de uma apresentação de zumba com a equipe da Academia Feminina Eli Ane Company.

Em Taubaté, a prefeitura oferece tratamento para combater o tabagismo por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps – AD). Mensalmente são atendidas cerca de 30 pessoas pelo programa. É necessário passar por triagem para ser inserido ao tratamento. Os interessados devem trazer cartão SUS e SIM. A triagem acontece de segunda a sexta-feira às 8h, às segundas e quintas-feiras às 13h30 e às sextas-feiras às 14h30.

O tratamento consiste em duas etapas. Na primeira etapa são realizadas quatro sessões (uma vez por semana) com a intenção de a pessoa parar de fumar até a quarta sessão. O horário desta primeira etapa é: segunda-feira às 9h30 ou terça-feira às 17h.

Em caso de sucesso, o paciente vai para a segunda etapa no grupo de manutenção e passa a vir nos encontros quinzenalmente, depois mensalmente. Estando um ano sem fumar, ele recebe alta do tratamento.

Antes de iniciar os grupos, o interessado passa por avaliação clínica para ver se tem critério para usar as medicações enviadas pelo Ministério da Saúde: bupropiona e/ou adesivo de nicotina.

Publicidade