Início Variedades Sesc São Paulo realiza a 25ª edição do Dia do Desafio com...

Sesc São Paulo realiza a 25ª edição do Dia do Desafio com atividades gratuitas nas unidades da capital interior e litoral

Leandrinho (Foto: Orlando Bento)
Publicidade

Em 2019, São José dos Campos concorre com a cidade de Caucaia (CE)

Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio chega a sua 25ª edição no dia 29/05. Mais de 3.000 cidades do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participam desta disputa que estimula a integração e cooperação, por meio do incentivo à adoção de hábitos mais saudáveis e à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

Criado no Canadá, o evento é coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All e no continente americano pelo Sesc São Paulo, com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) e a International Sport and Culture Association (ISCA) e realizado pelas prefeituras municipais.

Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data, forma- se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina essenciais na promoção do bem-estar social e a melhora da qualidade de vida da população, princípios da ação do Sesc, ressalta o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Na última quarta-feira de maio, diferentes cidades da América Latina se enfrentam em uma competição amigável na qual a população é incentivada a praticar atividades físico-esportivas ao longo do dia. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população total vence o desafio.

As duplas de cidades, de porte equivalente, foram definidas por sorteio na edição de 2018. Neste ano elas continuarão disputando entre si e somando esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes, em uma competição trienal que segue até 2020. Além do desafio entre cidades, cada dupla também entra na classificação do ranking Cidade + Cidade, que contabiliza a soma dos resultados de ambos os municípios e é atualizado a cada ano. Atualmente, a cidade de São José dos Campos está concorrendo com a cidade de Caucaia (CE).

Para Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, esta realização local é o verdadeiro motor da campanha. Com o envolvimento de instituições de diversos setores, o Dia do Desafio chega à sua 25ª edição incentivando o compartilhamento de boas práticas, que faz com que essa mobilização coletiva se fortaleça por meio da colaboração mútua, do apoio e da integração entre os mais diferentes parceiros, ampliando cada vez mais ações de atividades físicas e esportivas realizadas no mundo inteiro.

Com atividades em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, além de espaços públicos, a programação oferece atividades gratuitas como aulas abertas, vivências, jogos e inúmeras práticas e ações com personalidades esportivas, fazendo desta ação uma prática diária de bem-estar e qualidade de vida, pilares de sua missão institucional.

Programação Completa: sescsp.org.br/diadodesafio

Confira a agenda do Sesc São José dos Campos

Basquete com Leandrinho

Dia 29/5, quarta-feira, das 14h às 17h.

O jogador profissional de basquete do Minas Tênis Clube, Leandrinho, conversa com o público sobre sua carreira e realiza uma clínica esportiva com fundamentos, dicas técnicas e jogos coletivos de basquete.

Ginásio. Grátis. Classificação indicativa 12 anos.

Rugby de Sete
Dia 29/5, quarta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Jogo esportivo coletivo, o Rugby de Sete é uma variante do rugby, sancionada pela World Rugby, jogado com apenas sete jogadores em cada time.

Com Gabriel Cenamo – Head Coach da equipe Adulta do Jacareí Rugby Clube, coordenador de desenvolvimento do Rugby na região do Vale do Paraíba pela CBRU e auxiliar técnico da seleção Brasileira nos jogos Rio 2016

Quadra Externa. Grátis. A partir de 6 anos.

Hunting Game
Dia 29/5, quarta-feira, das 13h30 às 18h30

Competição entre equipes, onde o objetivo é eliminar os jogadores e/ou acertar os 5 alvos da equipe adversária.

Praça. Grátis. Senhas com 30 minutos de antecedência. De 10 a 14 anos.

Ginástica 360°
Dia 29/5, quarta-feira, das 19h30 às 21h

Aula de Ginástica composta por um circuito de atividades. Com educadores do Sesc.

Ginásio. Grátis. Senhas com 30 minutos de antecedência.

Intervenções esportivas na Praça do Sapo

Dia 29/5, quarta-feira, das 9h às 17h.

Vivências de Esgrima, Rope Skipping, Dança de Salão e Parkour, com discotecagem do DJ Dede 3D.

Grátis. Livre. A Praça do Sapo fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, 47- Centro, São José dos Campos.

Publicidade