Início Taubaté Taubaté lança programação da 17ª Semana Nacional de Museus

Taubaté lança programação da 17ª Semana Nacional de Museus

Publicidade

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e sua Área de Museus, divulga a programação da 17ª Semana Nacional de Museus – SNM, que acontece de 13 a 19 de maio.

As atividades acontecem no Museu Histórico Professor Paulo Camilher Florençano, Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau), Museu da Imigração Italiana de Quiririm, Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato e no Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté (Unitau).

A temporada cultural é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

Com o tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, a 17ª edição propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Confira a programação
MUSEU HISTÓRICO PROF. PAULO CAMILHER FLORENÇANO
Av. Thomé Portes Del Rei, 925, Jd. Ana Emília – Taubaté.

  • 16/05 (quinta-feira), às 19h
    SARAU – Ação coletiva da Área de Museus de Taubaté para a abertura da XV Mostra de Arte do Vale do Paraíba, Região Serrana e Litoral Norte: Gustavo Lessa canta canções de Leminski, Haicai com as personagens de Monteiro Lobato e Gastronomia tradicional de Quiririm.
  • 16/05 (quinta-feira), às 19h
    LANÇAMENTO – “Trilha do Saber”. Catálogo educativo da Área de Museus para incentivar a visitação e preservar a memória destes patrimônios tradicionais de Taubaté.
  • De 17 a 31/05
    EXPOSIÇÃO – XV Mostra de Arte do Vale do Paraíba, Região Serrana e Litoral Norte.
  • De 01 a 31/05
    VISITAS GUIADAS AO ACERVO PERMANENTE – Os monitores da Área de Museus recebem os visitantes, explicam a história de Taubaté, apresentam o acervo e informam sobre as obras expostas e seus artistas. Monitoria mediante agendamento.
  • De 02 a 31/05
    EXPOSIÇÃO – Os Figureiros

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE TAUBATÉ – MISTAU
Av. Tomé Portes Del Rey, 761, Jd. Ana Emília – Taubaté.

  • 15/05 (quarta-feira), às 19h
    EXIBIÇÃO DE FILME – “Princesa Isabel, o despertar da redentora” de Dimas Oliveira.
  • 19/04 a 17/05
    CONCURSO – de fotografia com o tema “Tradições taubateanas: nossa história em fotografias”. O tema inclui patrimônios materiais e imateriais integrantes do contexto histórico da cidade e de sua cultura.
  • 13/05 a 13/06
    EXPOSIÇÃO – Mostra fotográfica “Egito, museu a céu aberto”. Retratos da vida do povo egípcio em seus monumentos, costumes, tradições e religiosidade e o contraste com o legado deixado pelas antigas civilizações.
  • 13/05 a 13/06
    EXPOSIÇÃO – Mostra Iconográfica “Princesa Isabel”, que contará com a exposição de 50 fotos inéditas da citada princesa.

MUSEU DA IMIGRAÇÃO ITALIANA DE QUIRIRIM
Avenida Líbero Indiani, 550 – Quiririm

  • 11/05 (sábado), às 15h
    APRESENTAÇÃO – Projeto “Dançando no museu”. Tem como objetivo ofertar apresentações da dança, de estilos variados, para aqueles que se interessam em prestigiar essa modalidade de expressão artística.
  • 18/05 (sábado), às 15h
    EXIBIÇÃO DE FILME – Cinema no museu – a arte cinematográfica no espaço público visa exibir filmes do cineasta Amácio Mazzaropi nas dependências do museu em parceria com o Instituto Mazzaropi. Filme “O fofoqueiro no céu”.
  • 10/05 a 31/05
    EXPOSIÇÃO – fotográfica “Quiririm e suas tradições” – Consiste em mostrar as tradições locais como: dança, música, religiosidade, gastronomia e 30 anos da festa de Imigração Italiana de Quiririm.
  • 13/05 a 31/05
    VISITA MEDIADA – Os monitores do Museu da Imigração Italiana recebem visitantes, apresentam o acervo e contextualizam a História do Casarão e da Imigração no Quiririm.

MUSEU HISTÓRICO, FOLCLÓRICO E PEDAGÓGICO MONTEIRO LOBATO
Avenida Monteiro Lobato, s/nº , Sítio Do Pica Pau Amarelo – Chácara Do Visconde

  • 12/04 a 31/05
    EXPOSIÇÃO – “Repintando Lobato – Cores e formas de quem pintava com as palavras”, com a participação dos artistas Fabio Scarenzi, Fernanda Nagaroto e Mara Gonçalves.
  • 14/05 (terça-feira), das 09h às 17h
    AÇÃO EDUCATIVA – “Lobatize-se ou Leminske-se”. Seguindo a tradição do alimentar-se, o Sítio oferece ao visitante pequenos textos, frases e pensamentos de Lobato e Leminski dispostos em gamelas e caldeirões do sec. XIX.
  • 14 a 17/05, às 10h30 e às 15h30
    VISITA MEDIADA – Tradicionalmente o Museu Monteiro Lobato recebe os visitantes com acolhida de educadores qualificados e uma visita mediada pelos tradicionais personagens de Monteiro Lobato.
  • 18 e 19/05, às 11h e às 16h
    TEATRO – A turma do Sítio do Picapau Amarelo levará o público numa viagem fantástica através do espaço, brincando com a tradição de observar as estrelas.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E LETRAS – UNITAU
Rua Visconde do Rio Branco, 22 – Centro

  • 13/05 (segunda-feira), às 19h
    PALESTRA: Prof. Dra. Rachel Duarte Abdala “O Museu e o tempo: interfaces entre espaço cultural, tempo, culturas e possibilidades de ações e de futuros”