Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos instala mais 1.122 luminárias de LED...

Prefeitura de São José dos Campos instala mais 1.122 luminárias de LED na região leste

Instalação de luminárias no Galo Branco: melhoria vai beneficiar 18 bairros da região leste e do distrito de Eugênio de Melo - (Foto: Lucas Cabral/PMSJC)
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai instalar mais 1.122 luminárias de LED na primeira quinzena deste mês. A melhoria vai beneficiar 18 bairros da região leste e do distrito de Eugênio de Melo.

A implantação faz parte do Projeto Iluminar de modernização da iluminação pública. O objetivo é garantir mais segurança à população.

A programação inclui ruas e avenidas de Eugênio de Melo, Galo Branco, Jardim Castanheiras, Jardim Cerejeiras, Parque Novo Horizonte, Jardim Copacabana, Jardim Ismênia, Mariana 1 e 2, Motorama, Nova Michigan, Paraíso do Sol, Primavera 1, Residencial Frei Galvão, Residencial Armando Moreira Righi, Vila Ester e Vila Industrial.

A estrada velha Rio-São Paulo, em Eugênio de Melo, receberá a maior quantidade de luminárias de LED: 206 ao todo. Também serão substituídas 117 na avenida General Motors, que dá acesso à região do distrito.

Na Vila Ester, a estrada municipal Martins Guimarães receberá 49 e a estrada Joaquim Gonçalves da Silva, no Jardim Castanheiras, 44.

Outras avenidas com bom número de luminárias são Barbacena, no Jardim Ismênia, com 46, e João Marson, na Vila Industrial, com 45.

Iluminar

O projeto Iluminar faz parte do Plano de Gestão da administração. Até o final de 2020, toda a iluminação pública de são José dos Campos será de LED com a implantação de 50 mil luminárias. Já foram instaladas 8.600.

Em abril, foram instaladas 770 luminárias no centro da cidade em apenas 20 dias, abrangendo todas as ruas, avenidas e travessas da região central.

O serviço é coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e executado pela Urbam (Urbanizadora Municipal). Neste primeiro momento, estão sendo priorizados os corredores de ônibus, onde há maior circulação de pessoas, o entorno de escolas e das câmeras do COI (Centro de Operações Integradas).

Com a implantação das lâmpadas econômicas de LED, a previsão é que a Prefeitura tenha uma economia de cerca de 40% com a energia elétrica. Além de mais econômicas, as luminárias são mais eficientes e modernas, com vida útil de cerca de 10 anos. As de vapor metálica e de sódio têm duração média de quatro anos.

Publicidade