Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba consegue reduzir Avaliação de Densidade Larvária

Pindamonhangaba consegue reduzir Avaliação de Densidade Larvária

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Índice mantém a cidade em estado de alerta para epidemia de dengue

Na segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, Pindamonhangaba consegue reduzir número que indica possibilidade de epidemia de dengue. Na ADL referente ao mês de abril, a média é de 3,1, já na ADL realizada em janeiro a média era de 3,6.

Com esta ADL, referente a abril de 2019 com média de 3.1, a cidade permanece em estado de alerta, pois, de acordo com o Ministério da Saúde, são satisfatórios somente índices menores que 1. Porém, a redução de 0,2 pode estar relacionada ao empenho realizado pela Prefeitura e colaboração dos moradores da cidade no combate ao Aedes aegypti.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, os índices mais altos de larvas do Aedes aegypti foram encontrados na região central, nos bairros: Boa Vista, Crispim, Bosque da Princesa, Andrade, com índice de 4.79, e no Castolira e Cidade Nova, com 4.68.

O diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, explica que este número é considerado alto e por isso, toda a população deve colaborar, eliminando criadouros do Aedes aegypti em seus imóveis, já que o maior local de incidência dessas larvas são as residências.

“Com este índice, permanece o estado de alerta, visto que a cada 100 imóveis visitados, em três a quatro imóveis foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela”, afirmou.

Segundo o Departamento de Proteção a Riscos e Agravos à Saúde, a ADL tem o objetivo de prever a faixa de incidência em que o município se enquadra e prognosticar uma possível epidemia das doenças.

Medidas para prevenção ao Aedes Aegypti

Para evitar uma possível epidemia, vale ressaltar o trabalho de prevenção. Lamana diz que e equipe de Controle de Vetores da Prefeitura realiza ininterruptamente a vistoria de quintais, mas a população não deve esperar a vistoria, pois deve fazer sua parte todos os dias.

Para acabar com criadouro do mosquito, a indicação é não deixar água parada em nenhum local, ou seja, não deixar objeto exposto a céu aberto que possa acumular água. Além de redobrar a atenção em vaso de plantas, caixa d´águas e pneus, pois foram nesses objetos que foram encontradas as larvas que contaram para a medição da ADL.

Lembrando que o combate ao criadouro do Aedes aegypti é uma ação obrigatória de todos, cidadãos e Poder Público. Porém de acordo com o Departamento de Proteção a Riscos e Agravos à Saúde, os quintais das casas foram os locais onde mais foram encontradas as larvas.

“Por esta razão, precisamos da colaboração da população, mantendo seus imóveis em bom estado de conservação. Deixando sempre os quintais limpos, sem entulho ou local que possa acumular água. Mesmo uma simples tampinha de garrafa pode virar criadouro do Aedes aegypti”, garantiu o diretor.

Publicidade