Início São José dos Campos Obra da Ponte Estaiada interdita rotatória do Colinas em São José dos...

Obra da Ponte Estaiada interdita rotatória do Colinas em São José dos Campos

Interdição necessária para realização das obras do Arco da Inovação - (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)
Publicidade

A rotatória do Colinas, na região oeste de São José dos Campos, terá interdição parcial neste domingo (5). Devido às obras de fundações do Arco da Inovação, que está sendo realizada pela Prefeitura, será bloqueado o trecho no sentido centro das 8h às 13h.

No local, a empresa responsável pela construção da ponte estaiada vai executar a fresagem de pista. Também haverá afunilamento na avenida Jorge Zarur sentido Urbanova, no mesmo horário, por causa dos serviços de alargamento da via.

Já a execução da capa asfáltica está programada para segunda feira (6), a partir das 20h, com previsão de término para as 5h do dia seguinte.

As obras do Arco da Inovação avançam com os trabalhos no entorno da rotatória do Colinas. As fundações estão na fase de conclusão. Já foi iniciada a execução dos pilares, e a estrutura do mastro começa a ganhar contorno.

Seguem em ritmo veloz as obras de prolongamento da pista lateral do hipermercado Extra até a ponte do córrego Senhorinha. Também está sendo feito o alargamento da avenida São João, próximo ao Poupatempo.

Na próxima semana, devem ser finalizadas as últimas fundações da estrutura principal, além de algumas provisórias. A obra agora entra na nova fase, com a execução da mesoestrutura. Os primeiros pilares cálices, que já podem ser visualizados através da montagem das armações, começarão a ser concretados. Neste mês está previsto o início da fabricação das vigas pré-moldadas que compõem o tabuleiro.

A ponte estaiada, que ligará a avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar motoristas e passageiros do transporte coletivo. Mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus todos os dias.

Única no Brasil em arco e curva, a obra é um método de construção mais eficaz e econômico, além de ser menos agressivo ao meio ambiente. Sob a ponte na rotatória do Colinas serão construídos dois viadutos (superior e inferior) em formato de X. O complexo viário terá ainda uma ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão, que ligará a avenida Linneu de Moura à passarela da via Dutra.

Publicidade