Início Taubaté Presos do CPP de Tremembé iniciam pintura de escola de Taubaté

Presos do CPP de Tremembé iniciam pintura de escola de Taubaté

Reeducandos em regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Edgard Magalhães Noronha”, o CPP de Tremembé, iniciam a revitalização da escola municipal “Professora Judith Campista Cesar” em Taubaté a partir de sábado, dia 27 de abril. A ação faz parte do projeto Escola + Bonita, que oferece capacitação na área de pintura de prédios públicos aos sentenciados e, ao mesmo tempo, mantém limpas e pintadas as estruturas de ambientes escolares pintadas do Estado.

Na ação com início em abril, os presos participaram de aulas teóricas na unidade prisional e partem para atividade prática na escola durante os próximos 10 finais de semana, para não interferir no calendário da instituição de ensino. Uma turma com 25 detentos irá cumprir a carga horária de 100 horas de curso. Os novos profissionais poderão realizar trabalhos de preparação e acabamento de superfícies imobiliárias, utilizando diferentes equipamentos, utensílios, ferramentas e produtos nesse processo.

Publicidade

Este ano, na região do Vale do Paraíba, 150 homens e mulheres privados de liberdade já atuaram na pintura de seis escolas nas cidades de Pindamonhangaba, Potim, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.

ESCOLA + BONITA

O projeto Escola + Bonita prevê a revitalização de 2,1 mil escolas estaduais de São Paulo até 2020, por meio do curso Via Rápida Expresso e de contratos firmados por intermédio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap. A ação é resultado de uma parceria entre as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP), da Educação e de Desenvolvimento Econômico.

“A pintura é feita em horários que não interrompam a utilização da escola e com todos os cuidados devidos, com tintas que não têm cheiro, para permitir que no dia seguinte professores, gestores, funcionários e alunos também possam frequentar o ambiente”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria.

A aliança entre as três Secretarias, além de dar cara nova a prédios públicos e contribuir na melhoria das condições de ensino, garante que os presos do regime semiaberto recebam o diploma de pintores. “O projeto oferece uma oportunidade para que esses reeducandos, ao término da pena, saiam em liberdade capacitados para exercer uma profissão”, completa o secretário da SAP, Coronel Nivaldo Cesar Restivo.

Publicidade