Início Taubaté Taubaté recebe 5ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem

Taubaté recebe 5ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A cidade de Taubaté recebe na próxima terça-feira, 23 de abril, a 5ª “Oficina Preparatória para Operação Estiagem”, realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP). O encontro, que reúne municípios da região de São José dos Campos, acontece às 8h30 no auditório do SEST SENAT, na avenida Isauro Moreira, nº 125, Itaim.

Esse é o quinto dos quinze treinamentos promovidos pela Defesa Civil Estadual em parceria com o Corpo de Bombeiros, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Geológico (IG), Somar Meteorologia, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Polícia Ambiental.

Durante o treinamento são abordadostemas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislaçãoaplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, critérios do Programa Município Verde Azul.

As instituições convidadas apresentarão cenários de áreas de risco a fim de facilitar a identificação e monitoramento de áreas de escorregamento e inundação, bem como ferramentas de monitoramento de queimadas e previsões meteorológicas.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEPDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo site www.defesacivil.sp.gov.br

Publicidade