Início Pindamonhangaba Vereadores aprovam criação da Semana de Prevenção de Doenças Renais em Pindamonhangaba

Vereadores aprovam criação da Semana de Prevenção de Doenças Renais em Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Câmara de Pindamonhangaba promoveu nesta segunda-feira, dia 08 de abril, a 11ª Sessão Ordinária de 2019 e na oportunidade analisou, discutiu e votou 2 Projetos de Lei que faziam parte da Ordem do Dia. A reunião ordinária aconteceu no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”.

O primeiro projeto apreciado e analisado pelos parlamentares foi o Projeto de Lei n° 27/2019, do vereador Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR), que “Institui e inclui no Calendário Oficial a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção das Doenças Renais em Pindamonhangaba”. O plenário confirmou a aprovação do projeto em votação unânime. Desta forma, pelo artigo 1°, “o evento passará a ser celebrado, anualmente, na segunda semana do mês de março”.

O evento também deverá constar no Calendário Oficial do Município. Segundo o autor, o Projeto de Lei tem como objetivo instituir e incluir o evento no Calendário Oficial da cidade, uma vez que, o ‘Dia Mundial do Rim’ é comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março.

Ronaldo Pipas afirma que “o conhecimento sobre tal assunto pode ser o diferencial para um diagnóstico precoce de quaisquer doenças renais, o que aumentaria as chances de sucesso no tratamento e na recuperação do paciente, podendo, inclusive, evitar o encaminhamento para as sessões de hemodiálise e futuros transplantes”.

Logo na sequência, os vereadores discutiram – e também aprovaram por unanimidade – Projeto de Lei n° 38/2019, da vereadora Gislene Cardoso – Gi (DEM), que “Denomina de HUGO CORREGIARI o Centro Dia do Idoso, localizado na Rua Professora Idalina César, s/n°, no bairro Vila Rica”.

HUGO CORREGIARI

Nascido em 15 de março de 1938, em São Paulo, Hugo Corregiari casou-se com Joana Camargo Corregiari em 1961 e, juntos, tiveram três filhos: Telma, Marcelo e Kátia. Hugo serviu ao Exército e fez curso técnico de Projetista. Iniciou sua vida profissional na Viação Aérea de São Paulo – VASP. Foi convidado para trabalhar numa empresa francesa de tratamento de água (Degremon), onde obteve experiência em administração e prestação de serviços de tratamento de água. Posteriormente, constituiu sua própria empresa, também na área de saneamento básico, pela qual se dedicou muitos anos. Hugo mudou-se para Pindamonhangaba em 1994, para acompanhar as filhas Telma e Kátia, que abriram um negócio na cidade. Já aposentado, percebeu a necessidade de buscar o ‘olhar’ público para o bairro onde morava que, na ocasião, necessitava de diversos serviços públicos. Começou a frequentar a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, reivindicando melhorias para o bairro Lago Azul.

Participou, por diversas vezes, do Conselho Municipal de Saúde do Município de Pindamonhangaba (COMUS), quando foi representante da cidade em viagens para Brasília, a fim de buscar recursos financeiros para a cidade. Vivenciou o drama e a necessidade de suporte emocional, jurídico e orientações para a busca de direitos dos aposentados de Pindamonhangaba, quando se envolveu com a União dos Aposentados de Pindamonhangaba, sendo presidente por algumas gestões. Homem íntegro que apoiava sua vida no temor a Deus, na família e na busca incessante de melhorias para a comunidade que convivia, Hugo faleceu em 25 de março de 2011, deixando saudade e também o seu exemplo como pessoa de caráter e dignidade. A homenagem com o nome de HUGO CORREGIARI foi aprovada pelo Conselho do Idoso e indicada para dar o nome ao Centro Dia do Idoso de Pindamonhangaba.

12º SESSÃO ORDINÁRIA
E na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, a partir das 18 horas, os vereadores de Pindamonhangaba voltam a se reunir no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” para a realização da 12ª sessão ordinária de 2019. A reunião é pública e aberta a toda a comunidade.

A sede do Poder Legislativo está localizada na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Mombaça.

A sessão ordinária conta com transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora NET e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.

Publicidade