Início Pindamonhangaba Museu de Pindamonhangaba recebe exposição sobre cultura negra

Museu de Pindamonhangaba recebe exposição sobre cultura negra

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Artista fará palestra sobre o tema na quarta-feira, dia 10, às 19 horas

O Museu Histórico Dom Pedro I e Dona Leopoldina recebe, nesta quarta-feira (10), a exposição “Negra Devoção” que reconta a participação da cosmologia Bantu – povo africano – nas tradicionais festas de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. A iniciativa é da Secretaria de Cultura, em parceria, com a Estação Casa Amarela.

De acordo com a Estação Casa Amarela, a escravidão no Brasil durou 350 anos, a escravidão deixou de fazer parte da história do Brasil há tão pouco tempo que é difícil acreditar que muitos dos brasileiros já se esqueceram ou nada sabem sobre ela.

A exposição refaz a memória de um povo devoto, além de expor a ancestralidade negra por meio da fotografia. Os registros são tamborzeiros, congadas e de pessoas mostrando sua religiosidade. Além de trazer a devoção das tradicionais irmandades católicas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Ao todo serão 30 fotos expostas em diversos tamanhos, que possuem curadoria e produção de Marco Antonio Sá que é fotografo há quase 30 anos. O artista dedicado à pesquisa e documentação dos variados aspectos do patrimônio material e imaterial brasileiro, com ênfase na religiosidade e nas festas populares.

Marco estará, nesta quarta-feira (10), na sede da exposição em Pindamonhangaba, para uma palestra, aberta ao público, às 19 horas.

A exposição poderá ser visitada no museu de Pindamonhangaba do dia 10 de abril até 9 de junho, de segunda-feira a sábado, das 9 às 17 horas. O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260, centro.

Publicidade