Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba segue na geração de empregos e recebendo investimentos

Pindamonhangaba segue na geração de empregos e recebendo investimentos

Pindamonhangaba (Foto: Saulo Fernandes Fotografia/Vale News)
Publicidade

Pindamonhangaba segue em um bom momento na geração de empregos, com 1936 novos postos de trabalho, nos dois primeiros meses do ano, gerando balanço positivo de 93 novas vagas, de acordo com o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Com este número, Pinda aparece em terceiro lugar no ranking do Vale do Paraíba na geração de empregos, atrás apenas de São José dos Campos e Jacareí.

Acompanhando essa tendência na geração de empregos, a Novelis anunciou, na semana passada, o início oficial das obras de expansão e ainda a construção de terminal ferroviário na planta da fábrica em Pindamonhangaba, com investimento de R$650 milhões, o que elevará a capacidade de produção de chapas em 100 mil toneladas por ano e a capacidade de reciclagem em 60 mil toneladas por ano.
Com a nova expansão, a Novelis passará a ter uma capacidade produtiva total de aproximadamente 680 mil toneladas por ano e 450 mil toneladas por ano para reciclagem do metal. Só nessa expansão, a empresa deve gerar até 2021, 50 empregos diretos e 250 indiretos, além de cerca de 250 empregos no período de obras.

De acordo com o presidente da Novelis América do Sul, Tadeu Nardocci, a ampliação se deu para uma antecipação às necessidades do mercado. “O ano passado decidimos fazer este novo investimento, na expectativa que neste ano a economia do país se recupere e, com isso, em 2021 vamos estar prontos para atender a demanda do mercado”, afirmou.

O aumento na produção trará também a melhoria no sistema logístico da fábrica, com a construção de um terminal ferroviário por meio da rede ferroviária MRS, regulamentada pela Agencia Nacional de Transportes. “Nesse investimento que estamos fazendo, além de aumentar a capacidade de produção, também aumentamos a capacidade de reciclagem, e com esse conceito de economia circular e de sustentabilidade”, informou Nardocci.

O projeto da Novelis conta com suporte da Investe São Paulo, agência de desenvolvimento ligada ao governo de São Paulo, e o fim das obras desta expansão está previsto para 2021.

O prefeito Isael Domingues lembra que a Novelis é uma empresa renomada, uma das gigantes do setor, e está operando em Pindamonhangaba há mais de 40 anos, sempre investindo e se antecipando às necessidades do mercado. “O investimento de 650 milhões de reais que a Novelis está realizando nesta expansão é maior que a arrecadação da Prefeitura por ano, que gira em torno de 500 milhões, somado à geração de empregos diretos e indiretos, com certeza é uma grande parceira para o desenvolvimento econômico de nossa cidade”, avaliou.

Publicidade