Início São José dos Campos Conselho de Mobilidade Urbana de São José dos Campos elege representantes do...

Conselho de Mobilidade Urbana de São José dos Campos elege representantes do transporte público

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana não tem função deliberativa, mas de acompanhamento, monitoramento, avaliação e implementação de políticas, programas, projetos e ações na área de mobilidade urbana - (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)
Publicidade

Na segunda reunião, realizada na tarde desta sexta-feira (8), o Comob – Conselho Municipal de Mobilidade Urbana elegeu novos membros que vão representar os usuários do transporte público nos assuntos relacionados ao tema. Na ocasião foram preenchidas a posição remanescente de titular, assim como as duas vagas de suplentes.

Cada um dos candidatos teve três minutos para se apresentar e expor propostas. Logo em seguida, o conselho deu início à votação, que ocorreu de forma transparente com a identificação do voto de cada conselheiro. No final do pleito, o presidente, com o auxílio dos demais membros leu cada indicação e apresentou o resultado aos participantes.

O candidato eleito à vaga de titular obteve 10 indicações. Os suplentes, 2 votos cada um.

Com a maioria dos votos, o estudante de Engenharia Civil, Guilherme Adolfo dos Santos Gopfert Pinto Elias, de 38 anos, passa a ocupar a vaga titular de representante dos usuários de transporte público. Nascido e residente em São José dos Campos, o novo membro afirma que, além de contribuir para o transporte da cidade, a participação no conselho ainda vai oferecer uma oportunidade de conhecimento mais aprofundado sobre o tema. “Quando a gente participa, além das críticas e sugestões, também conseguimos ver as dificuldades que a cidade se depara e assim contribuímos mais efetivamente”.

Ele afirmou ainda que, apesar de ter trabalhado por 10 anos em empresas de transporte, a experiência mais rica que levará às reuniões do conselho será o dia a dia como usuário de ônibus, ciclista e pedestre. “Circulando pela cidade me deparo com as dificuldades e qualidades, tudo isso é mobilidade urbana”.

A reunião ainda contou com a exposição dos estudos técnicos utilizados no reajuste da tarifa, apresentação do cronograma de atividades do projeto para o novo transporte público, conduzidas pela Fundação Getúlio Vargas, além da definição e instituição das câmaras técnicas de transporte público e lei de zoneamento.

Perfil dos eleitos

Titular
Guilherme Adolfo dos Santos Gopfert Pinto Elias
38 anos
Atualmente estudante de Engenharia Civil

Suplentes
Victor Carneiro
27 anos
Tecnólogo em Logística

Vinícius Pinho Monteiro
29 anos
Graduado em Logística e Transporte

Publicidade