Início São José dos Campos Ateliê de Artes Visuais recebe inscrições para oficinas a partir desta segunda...

Ateliê de Artes Visuais recebe inscrições para oficinas a partir desta segunda em São José dos Campos

Neste prédio, no Parque da Cidade, funcionará o novo Ateliê de Artes Visuais da Fundação Cultural - (Foto: Divulgação/FCCR)
Publicidade

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo abre, nesta segunda-feira (25), as inscrições para as oficinas do Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich (denominado anteriormente de Ateliê de Artes Plásticas). Os interessados podem fazer a inscrição pelo site da instituição. As aulas terão início no dia 8 de abril.

O ateliê foi reaberto em janeiro desse ano, sendo rebatizado em homenagem ao pintor holandês Johann Gütlich, e passará a oferecer 10 oficinas, nas áreas de pintura, desenho, encadernação, tecelagem, pin hole, xilogravura, gravura em metal, escultura, cerâmica em baixa temperatura e aquarela.

O programa educativo do ateliê consiste em três pilares: contextualização (repertório e História da arte), apreciação (leitura de obras artísticas) e criação (aplicação dos saberes). As oficinas funcionarão como complemento para alunos que já tenham alguma experiência e utilizarão a ‘abordagem triangular’, sistematizada na década de 1980 pela arte-educadora brasileira Ana Mae Barbosa.

Cada oficina terá dez alunos e quem não conseguir vaga poderá participar de grupos de estudos que desenvolverão conteúdos em quatro áreas: processos criativos, artes bidimensionais, artes tridimensionais e artes visuais.

História

O então Ateliê de Artes Plásticas foi montado pela Fundação Cultural em 1995, possibilitando uma oferta maior de oficinas culturais. Em cinco anos de atividades, o ateliê passou a ser uma referência na região, com seus alunos conquistando prêmios nacionais e internacionais.

Ateliê de Artes Visuais

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300/7341

Publicidade