O Sesc Taubaté oferece uma programação especial para os dias de folia

Bloco do Barbosa (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Para quem gosta de cair na folia e fazer festa, o Sesc Taubaté vai apresentar uma série de shows de blocos de rua e oficinas de adereços de carnaval para crianças.

No dia 1, das 9h às 18h, acontece a oficina Confecção de Adornos e Adereços de Carnaval, com Carmem Flora, onde os participantes vão aprender a fazer adornos e adereços com bambolês e fitas que ambientarão a unidade durante os dias de Carnaval.

Dia 2, às 16h, ocorre o show com o Bloco Mamãe Eu Quero. Fundado em 2015, o bloco paulistano surgiu da vontade de fazer carnaval para crianças de todas as idades com segurança, além de incentivar a brincadeira entre famílias e o gosto pela fantasia. Logo ganhou destaque por ser o único bloco infantil com ritmistas, que se apresentam fantasiados de super heróis, e tornou-se um dos blocos mais procurados por famílias com crianças pequenas; em suas apresentações no carnaval chegaram a atrair 30 mil pessoas em 2016. Para a folia do Sesc Taubaté virão 13 músicos, trazendo instrumentos para as crianças tocarem junto com eles!

No dia seguinte, também às 16h acontece o show Encantoria na Folia! Com os grupos Encantoria e Manuí. O grupo Encantoria preparou um repertório com folias e brincadeiras carnavalescas para todas as idades. A proposta é pular e brincar ao som do frevo, da ciranda, do samba, do maracatu, do ijexá e das marchinhas com canções de compositores como Alceu Valença, João de Barro, Braguinha, Jorge Benjor e Gilberto Gil, e de mestres da cultura popular, como Lia de Itamaracá e Baracho. Pra festa ficar ainda mais animada, o Grupo Manuí realiza brincadeiras com bonecos e com máscaras que representam personagens da cultura popular, como a boi tatá (a cobra grande), o saci, o boizinho, o Rei Momo e outros.

Na segunda feira, dia 4, às 16h o Sesc recebe um dos mais tradicionais blocos de São Luiz do Paraitinga, o Bloco do Barbosa. O bloco surgiu no carnaval de 1999, sendo oficializado no carnaval seguinte. Hoje é um dos blocos mais consagrados de São Luiz do Paraitinga, reunindo mais de 30 mil foliões e encerrando o carnaval luizense. Em 2010, após o cancelamento do carnaval por causa da trágica enchente, o bloco começou a se apresentar pela região. Surgiu, então, o Bondão do Barbosa, que acompanha o bloco, agitando o espírito carnavalesco com as marchinhas do vasto repertório luizense. Formado pelo próprio Barbosa no vocal, o Bondão virá com vozes, violão, viola, guitarra, baixo, bateria, percussão e naipe de metais com trombone, trompete e saxofone.

Finalizando este ciclo de atividades, no dia 5, às 16h, teremos o Bloco Mulheres de Chico. O bloco, que completa 13 anos em 2019, foi o primeiro totalmente feminino do Brasil e é um dos blocos que mais atrai foliões no carnaval carioca, reunindo 100 mil pessoas na praia do Leme, em 2017. Fazendo uma releitura de Chico Buarque, o bloco interpreta suas músicas rearranjadas em forma de ciranda, coco, samba, ijexá, funk etc.
Para as crianças, do dia 2 ao dia 5, das 13h30 às 15h30 acontecem as Oficinas Adereços de Carnaval.

Bloco Mulheres de Chico (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

No dia 2 as crianças vão aprender a Customização de botons. Usando tinta, canetas e tecidos, os participantes vão customizar botons e transformá-los em adereços de Carnaval! Dia 3 é a vez das Tiaras. Venha fazer sua tiara carnavalesca usando linhas, tecidos e outros adereços. Já no dia 4 acontece a confecção de colares com miçangas, pompons, peças da impressora 3D e outros objetos. No dia 5 utilizando materiais como papelão e EVA, os participantes farão máscaras que poderão ser customizadas com tinta, leds e outros materiais.

E para quem quer aproveitar o carnaval sem cair na folia, o Sesc também oferece a Manhã Zen do dia 2 ao dia 5, uma série de aulas abertas que vão abordar alongamento, relaxamento e respiração.

Dia 2, às 10h, acontece o Alongamento Consciente. Utilizando-se de exercícios de alongamento aliado a respiração, a prática visa a melhora da flexibilidade, além de ampliar a conexão entre o corpo e a mente.

Mais tarde, às 11h, ocorre a aula Relaxamento Através de Imagens Mentais. Relaxamento que busca o máximo de atenção à imaginação e menor atenção ao corpo, promovendo um relaxamento profundo e a leveza do corpo.

No dia 3, às 11h, acontece a atividade Automassagem e Relaxamento. Nela será estimulado o relaxamento por meio do contato com o próprio corpo.
Nos dias 4 e 5, às 11h, ocorre a aula aberta Movimento e Respiração. Serão exercícios lentos e fáceis de alongamento, equilíbrio, flexibilidade e respirações ritmadas. Ao final, relaxamento que envolve corpo, mente e emoções.

Ao mesmo tempo ocorre o Alongamento e Relaxamento. Exercícios específicos para relaxar grupos musculares, além de buscar o ganho da flexibilidade articular.

No dia 4, às 10h, ocorre a oficina Shantala – Massagem Para Bebês, com Marta Guimarães. Shantala é uma técnica de massagem, oriunda de Índia, especifica para bebês e crianças. Esta técnica pode ser aplicada em bebês com idade superior a 30 dias (1 mês) e crianças até 4 anos. É uma deliciosa maneira de aproximar ainda mais a mãe, o pai e/ou o cuidador do bebê! Vagas limitadas, inscrições na central de atendimento.

Publicidade