12º Festival de Marchinhas abre Carnaval Solidário 2019 em Pinda

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O 12º Festival de Marchinhas “Mirabeau” começa nesta sexta-feira (22). O evento realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, reúne centenas de apaixonados por carnaval, na Praça do Quartel.

Sendo o mais antigo festival do Vale do Paraíba, o festival começou modesto na década de 70, com seus idealizadores Aloísio Soares, Darcy Torres e Paulo Roberto Plácido, na Quadra Coberta. Nem mesmo a pausa de 38 anos em seu acontecimento, foi capaz de apagar da memória dos pindamonhangabenses a existência do evento, que hoje é um dos mais tradicionais da cidade. Foi por isso que desde 2011 ele voltou a ser realizado pela iniciativa de Walter Leme e Marcos Ivan e, a partir de 2012, passou a ser organizado pela Prefeitura.

Desde então, todas as edições têm sido um verdadeiro sucesso, cada vez com mais marchinhas inscritas e mais público participante. Para edição em 2019, o festival contou com inscrições não somente de compositores da cidade, mas também de São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá, Taubaté, Tremembé e São Bernardo do Campo. As obras compostas pelos artistas carnavalescos contam a paixão pela Festa de Momo, mas também falam de críticas sociais – como a corrupção.

De acordo com a Secretaria de Cultura de Pindamonhangaba, centenas de marchinhas foram inscritas, mas somente 20 foram classificadas para o festival. Haverá duas eliminatórias, a primeira na sexta-feira (22), e a segunda no sábado (23), já no domingo (24) acontecerá a apresentação e premiação das dez melhores marchinhas. Sempre a partir das 20 horas.

“É motivo de orgulho ter um dos festivais mais bem organizados do Vale do Paraíba. O festival de Marchinhas de Pindamonhangaba é o que abre as comemorações de carnaval da cidade. A intenção é sempre levar uma festa bonita, tranquila e com segurança, em que todos podem brincar o carnaval”, comenta o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

A programação completa do Carnaval Solidário, bem como as letras das marchinhas, já estão no www.pinda.sp.gov.br.

Coral de idosos fará abertura

O coral de idosos da Fundação José Carlos da Rocha vai se apresentar na abertura do Festival de Marchinhas de Pindamonhangaba, dia 22 de fevereiro (sexta-feira), às 19h30, na Praça do Quartel. O grupo vem ensaiando com a professora Flávia do Amaral há dois anos e já participou de dezenas de apresentações ao público, mas esta será a primeira vez em um evento de carnaval. “Ainda não fechamos o setlist. Isso será feito poucos instantes antes da apresentação e vamos acertar isso com os próprios vovôs e vovós. Temos pronto, bastante ensaiado, clássicos como ‘Pra você gostar de mim’, ‘Me dá um dinheiro aí’, ‘Cabeleira do Zezé’, ‘Bandeira Branca’, ‘Marcha do remador’, ‘Jardineira’, ‘Cachaça não é água’, dentre outras. Vai ser divertido para todos”.

Premiação

A premiação será a seguinte: 1º lugar – Troféu Alarico Corrêa Leite” e premiação em dinheiro; 2º lugar – Troféu “Zé Sambinha” – José de Assis Alvarenga e premiação em dinheiro; 3º lugar – Troféu “Celso Guimarães” e premiação em dinheiro; 4º lugar – Troféu “Maestro Arthur dos Santos”; Melhor Intérprete 2019 – Troféu Hélio Camargo; Melhor Torcida 2019 – Troféu Franco Neto; Melhor Figurino 2019, Troféu Cida Novaes.

Conheça o júri do festival:

Marcos Roberto de Souza – Maestro da Corporação Musical Euterpe, professor de música do projeto Guri de Roseira e Pindamonhangaba. Maestro da Orquestra Sinfônica de Tremembé e do Projeto Contraponto de Pindamonhangaba.

Anderson Luiz Machado – Musicista, à frente da dupla Bruno e Hiago e da banda Wale Son.

Cesar Pope – Músico, compositor, produtor cultural e diretor presidente do Ponto de Cultura Radio Aguapé.

Ari da Rabeca – Músico, compositor, arte educador, produtor cultural e pesquisador da cultura popular. Idealizador do Grupo Fuá Rabecado, grupo de pesquisa e reaproveitamento folclórico, e do Reciclaí Arte Educação Ambiental.

Fabio Cunha – Produtor Executivo e Gestor Cultural há mais de 12 anos. Foi Diretor Cultural da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva (Paraibuna/SP).

O homenageado deste ano é o mestre Mirabeau Pinni

Taubateano, Mirabeau nasceu em 1939, desde cedo se demonstrou apaixonado pelas artes, principalmente pela música. Em 1977, já em Pindamonhangaba pôs em prática o seu grande sonho: o de poder formar um bloco carnavalesco. Nascia então “Os Meninos do Chafariz”. Com o passar do tempo, as crianças cresceram e então o Bloco carnavalesco muda seu nome para “Mocidade Unida do Chafariz” e começa a participar dos concursos, na categoria de Escola de Samba. Em meados de 1980, Mirabeau continua seu trabalho em prol do Carnaval, como presidente da recém fundada Liga das Escolas de Samba de Pindamonhangaba.

Publicidade