Bloco “Jeca Tatu Cotia Não!” leva a cultura caipira para as ruas de Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O bloco “Jeca Tatu Cotia Não!” é recente, há quem diga que seja “novinho”, mas resgata um dos pontos mais fortes da cultura vale paraibana: o Jeca. Sobretudo, o bloco existe para valorizar, dar e vez e voz à cultura do caipira.

O “Jeca Tatu Cotia Não!” se formou em janeiro de 2018. Foi breve na preparação, mas contou com a vontade e disponibilidade de seus integrantes em aprender a tocar um instrumento, sem simplesmente vestir uma fantasia. Formaram uma “fanfarra ativista”. O grupo de organizadores é formado por: Rafael Ronconi, Pedro Ivo Sales, Carmen Baeninger, Kiko Nogueira e Silvinha Rezende, além do mestre de bateria, João Vitor, mais conhecido como ‘Fumaça’.

Os organizadores contam que com recursos próprios, alguns instrumentos já adquiridos anteriormente em outro sonho, os amigos se reuniram e quem quisesse chegar e estivesse disponível a aprender as portas foram se abrindo. É um bloco de rua de carnaval que pretende se estender. “Quer ser projeto, quer ser realidade no ano todo, valorizando os costumes e a riqueza desse povo”, eles destacam.

Atualmente caminham graças aos seus esforços diários, ainda é preciso a aquisição de mais instrumentos, de engajamento e de oportunidades. Tendo sempre como principal, a ideia de disseminar música e cultura. Os ensaios acontecem sempre às segundas, terças e quartas na Praça do Quartel, às 20 horas. Para se juntar a este bloco não é necessário comprar abadá, ou algo similar. “Basta assumir um chapéu de palha e se enfeitar para a festa. Àqueles que gostariam também de tocar nessa fanfarra, hoje é necessário ter um instrumento, pois o que conseguiram arrecadar já estão sendo utilizados”, afirmam os organizadores.

“Ser Jeca é Jóia. Saber valorizar suas raízes e ter orgulho de preservar essa história – esse é o nosso maior propósito. Acrescentar alegria na folia foi a maneira encontrada para realizar esse sonho!”, enfatizam os idealizadores.

O bloco Jeca Tatu Cotia Não sairá no domingo de carnaval (3/3), com a concentração a partir das 15 horas em frente à Brothers Burgueria. O desfile está previsto para acontecer às 17 horas.

Agenda do bloco:

20/02 – Ensaio The Hop – 20 horas

23/02 – Ensaio com os “Jequinhas” na Praça do Quartel – 10 horas

23/02 – Pré-Carnaval na Bhothers Burgueria – 20 horas

03/03 – Desfile pelas ruas do centro da cidade – 17 horas

04/03 – Lar Irmã Terezinha – 14 horas

05/03 – Folia com os “Jequinhas” na Praça do Quartel – 14 horas

Publicidade