Início Pindamonhangaba Festa do ciclismo é sucesso em Pindamonhangaba

Festa do ciclismo é sucesso em Pindamonhangaba

(Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)
Publicidade

A Festa do Ciclismo de Pindamonhangaba, realizada no domingo (10), no Parque da Cidade, foi um sucesso. Com organização do Fundo Social de Solidariedade e apoio da Prefeitura, vários eventos foram realizados ao mesmo tempo, com a presença de grande público.

A atração principal foi a apresentação oficial da equipe de ciclismo de alto rendimento de Pindamonhangaba, o Team Cycling Funvic, que irá representar Pindamonhangaba nas principais competições do Brasil ao longo da temporada 2019.

A equipe retorna para a cidade após algumas temporadas disputando por São José dos Campos. O time havia sido formado em Pinda – e mesmo durante os anos que representou outra cidade, continuou morando e treinando aqui.

A apresentação oficial contou com a presença de todos os atletas, inclusive os atletas do amador que representavam a cidade no ano passado, e agora serão incorporados formando uma equipe só, dividida por categorias.

Participaram ainda da cerimônia o representante da Funvic, Juliano Palhari, o vereador Ronaldo Pipas, o secretário de Esportes, Antonio Macedo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues, além do prefeito dr. Isael Domingues, que deu as boas-vindas a todos os atletas e desejou boa sorte – o que funcionou, pois o atleta Flávio Santos “Baiano”, venceu a principal categoria do 1º GP Funvic, na sequência da apresentação oficial.

“A equipe nasceu aqui, na verdade estamos trazendo de volta aquilo que é nosso”, enfatizou o prefeito, comentando que quem comanda a equipe é de Pindamonhangaba [Benedito Tadeu – Kid] e há ainda muitos ciclistas da própria cidade envolvidos no projeto. Isael também falou sobre a Escolinha de Ciclismo, que será iniciada, destacando que a equipe principal será o espelho para os alunos do projeto, que será coordenado pelo Team Cycling Funvic e Secretaria de Esportes em algumas regiões da cidade.

Vale Paraibano de Ciclismo

O 1º GP Funvic marcou a abertura do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo e envolveu diversas categorias. A prova principal, com atletas de Elite, foi realizada em um circuito de 8,5 km. Durante toda a prova, a equipe de Pindamonhangaba foi protagonista.

O título desta 1ª etapa foi decidido no sprint. André Gohr embalou Flávio Santos, que abriu um sprint muito forte e, mesmo sendo perseguido por Márcio Bigai (Taubaté) e Salomão Ferreira (SRT ProCycling), venceu a prova com o tempo de 1h55. Feliz, comemorou a vitória e o retorno a Pindamonhangaba. “Foi um dia especial, com apresentação da equipe na cidade onde tudo começou e estar retornando para cá e ainda conquistar uma vitória, é muito especial. Agradeço aos envolvidos em nosso retorno e aos companheiros de equipe que me ajudaram muito nessa vitória”, destacou o campeão.

Pinda ainda teve Euler Magno em quinto lugar no pódio da geral. Na Elite feminino, vitória para Larissa Castelari, com Luciene Silva em segundo. Tatielle Valadares foi a quarta e Camila Tavares em quinto. Na categoria Fraldinha, Vinícius Caroli foi o campeão, enquanto João Antônio Salgado foi o terceiro no Infantil. No MTB feminino, vitória para Vanessa Coelho, com Amanda Caroli em segundo e Adriana Souza em quarto lugar.

Passeio Ciclístico e Sorteio de Bikes

O Fundo Social de Solidariedade organizou um passeio ciclístico que envolveu mais de 150 pessoas, em um percurso que teve início no anel viário e seguiu dentro do Parque da Cidade, passando ao lado da pista de Pump Track e dentro do Haras Paulista, até próximo à represa – onde foi organizado um ponto de distribuição de água aos participantes – retornando ao portal do parque.

Outra atração organizada pelo Fundo Social de Solidariedade foi o sorteio de 13 bicicletas, sendo oito para o público presente e cinco para os alunos das escolas municipais do entorno: Profª Gilda Piorini Molica (São Judas), Abdias Júnior Santiago e Silva (Santa Cecília), Profª Julieta Reale Vieira (Castolira), Prof. Paulo Freire (Vila Prado) e Profª Maria Zara Miné Renoldi dos Santos (Jardim Cristina).

As bicicletas foram doações recebidas pelo Fundo Social de Solidariedade e também pela equipe de ciclismo.

Ultra MTB abre temporada

O dia foi aberto com a largada da etapa de abertura da Maratona Mountain Bike Ultra MTB. A organização foi sob responsabilidade da empresa Ultra Eventos Esportivos, que está há 8 anos desenvolvendo campeonatos de corrida de aventura, de montanha e mountain bike na cidade.

A abertura da Maratona contou com a modalidade contrarrelógio, percurso de 25 km, com 300 metros de elevação, na Serra da Quebra Cangalha. Teve a participação de atletas da capital São Paulo, Minas Gerais, Vale do Paraíba e Pindamonhangaba, em diversas categorias.

Os campeões gerais foram: Categoria PRO Masculino – campeão Elias Silva (MC Assessoria Esportiva / Valgroup de Lorena) 46min38s; Categoria SPORT Masculino – campeão Murilo da Costa Silva (equipe ADCCTA/Eisten e Trevo Construção, de Lorena), 54min47s; Categoria SPORT Feminino – campeã Juliana Arend (Salamandra Team – Tremembé), 1h01min09s; Categoria SPORT Dupla masculina – Sanderson Silva/Thiago Alvarenga (equipe XBike MTB, de Taubaté), 1h10min15s; Categoria Light Masculino – campeão Juliano Pereira (equipe JP Bike, Aparecida), 58min18s. A classificação completa pode ser conferida no http://ultramtb.blogspot.com

Publicidade