Início Pindamonhangaba Ex-alunos do Senac Pindamonhangaba têm projeto selecionado pelo Fundo Municipal de Apoio...

Ex-alunos do Senac Pindamonhangaba têm projeto selecionado pelo Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais

(Foto: Divulgação - Reprodução/Internet)
Publicidade

Um projeto de empoderamento feminino desenvolvido por ex-alunos do curso Agente Cultural do Senac Pindamonhangaba ganhou destaque e foi selecionado pelo edital Linguagens Artísticas, promovido pelo Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC Municípios. Chamado de Mulheres Guerreiras – Gerações de Luta, a iniciativa pretende tornar as moradoras de Pindamonhangaba protagonistas de suas histórias, por meio de estímulos, ferramentas e espaços nos quais elas poderão expressar e materializar suas próprias narrativas.

O projeto é voltado para grupos de mulheres que se encontram em estágios de vida com maior vulnerabilidade emocional e física: jovens na transição para a fase adulta e mulheres que estão entrando na terceira idade. As atividades serão abertas a outras mulheres da comunidade e acontecerão nas sedes de projetos sociais devolvidos no município, como casas de apoio ao idoso, centros de convivência do idoso, escolas estaduais, institutos e associações de apoio ao adolescente.

O público participante será convidado a integrar oficinas-laboratório de sensibilização e experimentação artística, desenvolvendo o autoconhecimento, as potencialidades e enaltecendo a igualdade de gêneros. Serão quatro encontros para cada grupo, nos quais as mulheres poderão se expressar por meio do teatro, da música e das artes plásticas. Os trabalhos produzidos por elas darão origem a exposições que poderão ser visitadas nos próprios ambientes frequentados por elas.

Para participar do edital do Fundo Municipal, os ex-alunos do Senac Pindamonhagaba também propuseram remontar a peça teatral A História de Bernarda Soledade – a tigre do sertão, fundada pelo Teatro de Transeuntes, em São Paulo. A obra será apresentada nas instituições parceiras do projeto Mulheres Guerreiras – Gerações de Luta. Haverá, ainda, quatro exibições abertas para a população. O espetáculo será realizado pela Severina Companhia de Teatro, que tem direção de Maíra Fróis, uma das ex-alunas do curso Agente Cultural e proponente do projeto selecionado pelo Fundo Municipal. Composto por 11 atrizes e musicistas, o elenco integrado exclusivamente por mulheres aborda o empoderamento feminino sob a ótica de três mulheres da mesma família.

Maíra Fróis conta que, assim que a turma soube do edital, passou a unir forças para desenvolver o planejamento, cada uma dentro da sua área de atuação: teatro, música, fotografia, jornalismo e artes plásticas. “Só tivemos essa conquista porque recebemos todo o apoio do Senac Pindamonhangaba para construir a proposta. O curso mostrou exemplos práticos de como estruturar um projeto real, baseando-se em editais vigentes. A instituição foi fundamental para nos incentivar a pensar além do tradicional.”

Luciana Tanaka, docente da área de hotelaria e turismo do Senac Pindamonhangaba, acompanhou de perto a evolução dos alunos. “Ao tomar conhecimento do edital, eles solicitaram nosso apoio para compreender a estrutura do documento e aprender a criar argumentos sólidos para a sua concepção. Os alunos decidiram a temática e o formato do projeto, tendo total autonomia na escolha da contrapartida. A todo instante busquei trabalhar o potencial deles, sendo no início ou no final do curso, e o resultado desse esforço foi um presente para nós.”

O Mulheres Guerreiras – Gerações de Luta tem previsão de início para março e estabelecerá o diálogo horizontal com aproximadamente 500 mulheres de Pindamonhangaba.

Serviço:

Senac Pindamonhangaba
Endereço: Rua Suíça, 1255 – Santana – Pindamonhangaba/SP
Informações: www.sp.senac.br/pindamonhangaba

Publicidade